Dia Mundial da Ciência

voltar Dia Mundial da Ciência

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA

 

A celebração do Dia Mundial da Ciência, dia 26 de novembro, teve lugar no Colégio de Nossa Senhora da Bonança e foi assinalado com a realização de experiências, no âmbito das disciplinas de Física, Química e Biologia, pelos alunos do 12.º, curso de Ciências e Tecnologias.

O objetivo foi estimular a curiosidade e a procura do saber, nos alunos do 1.º Ciclo, desde o primeiro ao quarto anos, que ordeiramente compareceram para observar as experiências, algumas ligadas a nomes temáticos, nomeadamente relacionadas com os oceanos.

Muito embora nem todos os ensaios correspondessem ao propósito, é inegável o efeito didático causado nos pequenos espectadores. 

 

À entrada, os alunos depararam-se com uma reação de enfraquecimento das ligações do plástico de um balão e, à saída, com uma reação química mais conhecida por “mensagem secreta”. 

 

No que concerne à disciplina de Física, foram realizadas duas demonstrações denominadas por “Prega-te à Física” e “Será levitação ou não?”. A primeira baseou-se no equilíbrio de dez pregos sobre um. Já na segunda experiência, procedeu-se à utilização de um secador de cabelo e uma bola de pingue-pongue para, através das diferenças de pressão a que fica sujeita, fazê-la levitar,

 

Relativamente à disciplina de Química, as experiências, “Vamos salvar os oceanos”, na qual se realizou a eletrólise da água, e “Consegues adivinhar o pH da água?”, que consiste na mudança de cor de certas soluções em contacto com uma solução indicadora do pH, suscitaram muito interesse entre os presentes.

 

Por fim, a disciplina de Biologia, teve o seu contributo através da observação da presença de micro-organismos nas águas doces e a ação do dióxido de carbono nas conchas e corais. 

 

Todas as crianças se mostraram interessadas em aprender e muito curiosas quanto à realização das experiências. Algumas, mesmo, demonstraram um vasto conhecimento, tendo em conta a sua idade e escolaridade, o que surpreendeu bastante alguns de nós, porque mais velhos e com responsabilidade acrescida por sermos responsáveis pela iniciativa.

 

Tiago Moreira, 12º1.

[2018-11-26]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB