Partilha do Advento

voltar Partilha do Advento

Os alunos do Colégio de Nossa Senhora da Bonança viveram o período do Advento, em partilha com os menos favorecidos, tanto em termos materiais, como em afeto. Assim, no mês de dezembro, experienciaram-se momentos de verdadeira solidariedade com o envolvimento em campanhas de recolha de alimentos e convívio com os mais carenciados.

Desta forma, todos os alunos se empenharam em reunir alimentos para serem distribuídos às famílias em dificuldades. Com o resultado da campanha, fizeram-se cabazes que foram repartidos pelas famílias necessitadas que, habitualmente, procuram ajuda no Colégio, não só nesta época natalícia, mas que beneficiam deste acompanhamento solidário, ao longo de todo o ano. Neste mês, também o Pré-escolar, acompanhado pela coordenadora, colaborou na entrega dos donativos recolhidos para estas famílias.

Para além desta oferta, houve também a recolha e entrega de alimentos na Casa de Saúde da Boavista, onde as nossas Irmãs Franciscanas, ao serviço dos “pobres”, servem refeições diárias aos sem-abrigo, bem como facilitam que estes tenham a possibilidade de fazer a sua higiene pessoal, nomeadamente tomar banho e mudar de roupa.

Neste contexto, no dia 14 de dezembro, alguns alunos do Secundário deslocaram-se à Casa de Saúde da Boavista para, pessoalmente, partilharem os alimentos e acompanharem o serviço de refeições. Tiveram a oportunidade de conversar com a Irmã responsável que explicou, resumidamente, o que a instituição faz todos os dias junto destes utentes, ficarando a saber que são servidas cerca de 130 refeições diárias na hora de almoço.  

Desta experiência única, resultou o desejo e a vontade de repetir e alargar, se possível, a instituições mais próximas do Colégio. Foi um momento marcante para todos, os visitantes e visitados. Como é fácil partilhar e fazer os outros mais felizes!

E assim… “Onde houver o bem a fazer que se faça”, como nos ensina a Mãe Clara, foi uma ação concretizada em pleno, fazendo jus ao nosso lema “Educar para humanizar”.

 

Francisco Costa, 11º Ano

[2018-12-14]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB