Professores do CNSB retemperam forças

voltar Professores do CNSB retemperam forças

“… a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força…”
 Almeida Garrett, Viagens na minha Terra

 

Apesar das dúvidas do itinerário, chegou o momento da fotografia de grupo e da partida.

Sempre atentos às mensagens que iam sendo enviadas e, ainda, sem certezas do percurso, a manhã ia prosseguindo e a boa disposição do grupo era visível e bem audível.

De “bilhete” na cabeça, diga-se chapéu, condição imposta pelo grupo dinamizador, todos se mostravam muito cúmplices e curiosos. Descoberto o destino, “Aveiro”, formados os grupos, foi tempo de percorrer uma longa Avenida e chegar ao cais, onde nos esperavam dois lindos moliceiros que nos transportaram até às salinas.

Embora o sol continuasse envergonhado, tivemos oportunidade de apreciar e contactar com o trabalho dos marnotos, de saborear a salicórnia e de conhecer os diferentes tipos de sal, bem como experienciar os produtos de cosmética oriundos deste “ouro branco”. Regressados aos barcos esguios e coloridos, com desenhos tradicionais e cores garridas, percorremos o outro lado da cidade.

Após o almoço, houve, ainda, um trabalho de grupo que exigiu criatividade e destreza pedonal e uma aula prática de gastronomia, onde todos, sem exceção, puderam pôr as mãos na massa, ou seja, nos emblemáticos e genuínos ovos moles.

A longa viagem de regresso mostrou que, apesar de as horam avançarem, a animação continuou sem grandes agitações para regozijo dos restantes passageiros do comboio.

Como conclusão, resta agradecer a todos quantos proporcionaram este excelente passeio que, para além dos aspetos pedagógicos, trouxe uma vivência lúdica que enriqueceu o dia e, como disse a coordenadora / organizadora deste evento, mostrou que com algumas palavras-chave tudo é possível.

Um OBRIGADA COLETIVO aos organizadores que nos levaram à Veneza Portuguesa e, também, um agradecimento à Direção, na pessoa da Irmã Cidália, Madre Superiora, pelo voto de confiança e pela presença neste dia tão “saboroso” ao reino do sal.

 

 

Maria Luísa Pinto
25 de julho de 2018

[2018-07-25]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB