Professores do CNSB retemperam forças

voltar Professores do CNSB retemperam forças

“… a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força…”
 Almeida Garrett, Viagens na minha Terra

 

Apesar das dúvidas do itinerário, chegou o momento da fotografia de grupo e da partida.

Sempre atentos às mensagens que iam sendo enviadas e, ainda, sem certezas do percurso, a manhã ia prosseguindo e a boa disposição do grupo era visível e bem audível.

De “bilhete” na cabeça, diga-se chapéu, condição imposta pelo grupo dinamizador, todos se mostravam muito cúmplices e curiosos. Descoberto o destino, “Aveiro”, formados os grupos, foi tempo de percorrer uma longa Avenida e chegar ao cais, onde nos esperavam dois lindos moliceiros que nos transportaram até às salinas.

Embora o sol continuasse envergonhado, tivemos oportunidade de apreciar e contactar com o trabalho dos marnotos, de saborear a salicórnia e de conhecer os diferentes tipos de sal, bem como experienciar os produtos de cosmética oriundos deste “ouro branco”. Regressados aos barcos esguios e coloridos, com desenhos tradicionais e cores garridas, percorremos o outro lado da cidade.

Após o almoço, houve, ainda, um trabalho de grupo que exigiu criatividade e destreza pedonal e uma aula prática de gastronomia, onde todos, sem exceção, puderam pôr as mãos na massa, ou seja, nos emblemáticos e genuínos ovos moles.

A longa viagem de regresso mostrou que, apesar de as horam avançarem, a animação continuou sem grandes agitações para regozijo dos restantes passageiros do comboio.

Como conclusão, resta agradecer a todos quantos proporcionaram este excelente passeio que, para além dos aspetos pedagógicos, trouxe uma vivência lúdica que enriqueceu o dia e, como disse a coordenadora / organizadora deste evento, mostrou que com algumas palavras-chave tudo é possível.

Um OBRIGADA COLETIVO aos organizadores que nos levaram à Veneza Portuguesa e, também, um agradecimento à Direção, na pessoa da Irmã Cidália, Madre Superiora, pelo voto de confiança e pela presença neste dia tão “saboroso” ao reino do sal.

 

 

Maria Luísa Pinto
25 de julho de 2018

[2018-07-25]

Destaques

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.

Querer é poder
Guilherme de Oliveira Campeão nacional na categoria X30

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.