Viagem subaquática a favor dos Oceanos

voltar Viagem subaquática a favor dos Oceanos

Chegados ao final de mais um ano letivo, os alunos do 1º Ciclo do CNSB, guiados por uma tartaruga marinha, levaram a comunidade educativa a fazer uma viagem através dos oceanos para sensibilizar para a diversidade e riqueza que existe no mundo marinho, mas também para o impacto da poluição ambiental. Assim, no dia 28 de junho, a tripulação do Bonança embarcou num submarino e fez uma expedição pelas profundezas do oceano, mostrando que conhecer é o primeiro passo para um planeta saudável.

A viagem subaquática da noite realçou que os oceanos desempenham um papel importante na vida do nosso planeta e que os seus recursos são vitais para a Humanidade. Mostrou, também, que são eles que nos fornecem oxigénio para respirar, sal para cozinhar, algas para fazer gelados e gelatinas e peixe para comer. Lembrou, ainda, que, apesar disso, o Homem tem vindo a esgotar esses recursos e que as consequências são preocupantes, mas reforçou que existem medidas que podem inverter esta tendência, pois, desde que informados, podemos fazer escolhas acertadas.

Foi um espetáculo de autêntica transversalidade, onde se lançou, de forma bem-disposta, o alerta para as consequências dos crescentes problemas ambientais e respetivos impactos na preservação do meio ambiente.  Transmitiu-se, também, a ideia de que todos somos responsáveis por um mundo melhor, pois só uma população sensibilizada e consciente dos benefícios do mar promoverá a sua conservação.

A mensagem que alunos e professores quiseram transmitir é que devemos diligenciar um planeta saudável, onde a sobrevivência de todas as espécies se encontre assegurada, pelo que é imprescindível educar e informar a comunidade sobre a necessidade de se preservar os oceanos. Com efeito, ao aumentar o conhecimento e a literacia azul, estamos a contribuir para uma maior perceção sobre o desafio da sustentabilidade dos oceanos e para uma alteração dos comportamentos. Fica o refrão para que o compromisso não se plastifique:

É urgente a poluição travar, temos o planeta a pedir

Nós sabemos que é possível, a vida dos Oceanos garantir.

 

O resultado final foi excelente e, mais uma vez, se mostrou que somos Bonança!!

Boas férias e até para o ano!

Prof. Maria Luísa Pinto

[2018-06-28]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB