Dia de S. Francisco

voltar Dia de S. Francisco

Neste tempo em que o materialismo predomina, torna-se cada vez mais premente implementar o espírito franciscano, isto é, viver, no quotidiano, segundo os princípios da humildade, da fraternidade e da simplicidade, valores que continuam a caracterizar os seguidores de S. Francisco de Assis.

Na verdade, se o problema das sociedades contemporâneas é a crescente desumanização, urge, pois, revalorizar a mensagem de Francisco para que se possa romper com a crise de valores que tem assolado a Humanidade. Conscientes da nossa missão, quisemos, hoje, 5 de outubro, celebrar em comunidade, esta figura singular e talvez uma das mais luminosas que o Cristianismo produziu.

Assim, o nosso Colégio encheu-se de cor, simplicidade e muita alegria na celebração de S. Francisco. Sob o lema “Bonança + espaço para ser ecológico”, iniciámos o dia com um momento comum de oração, orientado pelos alunos do 12ºA, que brindaram a comunidade educativa com riquíssimas mensagens do carisma franciscano, numa pluralidade de linguagens, onde não faltou música, expressão corporal, entre outros símbolos… No momento de regressarem às salas de aula, os delegados de turma foram incumbidos de levar para as respetivas turmas uma mensagem/reflexão da carta ecológica a ser trabalhada durante o ano, no Colégio - nossa casa comum -, documento a afixar nos placards das respetivas salas.

                  As aulas decorreram, com a normalidade habitual, mas, ao longo do dia, todos os alunos tiveram a oportunidade de participar na construção do planeta “nossa casa comum” que se encheu de cor, luz e criatividade. Um gesto simbólico para assumir que, tal como Francisco de Assis, somos chamados a colaborar na construção, proteção e preservação de toda a criação, como recorda o papa Francisco na sua carta encíclica “Laudato si” (Louvado sejas…).

Foi um dia vivido num clima sereno e jubiloso, como se pode ver através das fotografias que testemunham o empenho de todos nas diferentes atividades.

O resto virá por acréscimo e a seu tempo… 

[2016-09-14]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB