Mais uma vez houve festa no CNSB!

voltar Mais uma vez houve festa no CNSB!

Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB com os 175 anos do nascimento da Fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, o Colégio, com toda a simplicidade, como é seu apanágio, no dizer da Superiora, Ir. Maria Cidália Araújo, celebrou, na parte da manhã, com a presença da direção, professores, alunos e encarregados de educação, tal efeméride reunindo-se no pátio de S. Francisco.

Este momento celebrativo iniciou-se com uma oração em comum, em louvor da fundadora, após o que foram atribuídos os prémios a todos os que participaram no concurso "Amores-Perfeitos para Mãe Clara", que fora aberto a alunos e suas famílias, desde o pré-escolar ao secundário. Também a nossa classe de ballet abrilhantou o momento com uma dança alusiva ao tema amor-perfeito, flor preferida da Fundadora, porque remetia para o amor pelos outros e perfeito como deve ser o amor-doação. Onde houver o bem a fazer que se faça, palavras que refletem, ainda hoje, a sua ação junto dos mais necessitados.

Ao fim do dia, assistimos a uma dissertação subordinada ao tema "Ideário Educativo da CONFHIC - Lucere et Fovere", proferida pela Professora Doutora Ana Sílvia Albuquerque de Oliveira Allegro de Magalhães, sobrinha-bisneta da Fundadora, em que foi feita uma partilha sobre o Ideário Educativo da Escola Franciscana a partir dos escritos da Mãe Clara.  Esteve ainda connosco uma sobrinha-neta da Fundadora, Maria Ester Albuquerque, o que muito nos honrou.

Ora, por que queremos que o exemplo da ação da Beata Maria Clara seja perpetuado pelos que passam pelo colégio, neste como noutros momentos singelos, mas cheios de significado, pomos  todo o nosso empenho e dedicação, no sentido de dignificarmos a nossa Fundadora.


Prof. Ermelinda Freitas

[2018-05-21]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB