Episódios de uma visita de Estudo

voltar Episódios de uma visita de Estudo

No passado dia 17 de abril às 7:30, os alunos dos décimo primeiro e décimo segundo anos partiram de autocarro até Sintra, onde chegaram por volta das 11:40h.

Depois do almoço, juntaram-se todos no salão nobre do Palácio das Valenças para uma conversa preparatória do percurso Queirosiano que ia iniciar.

Assim, alunos e professores dividiram-se em dois grupos acompanhados pelos respetivos guias e todos partiram em direção a Seteais. Ao longo do percurso, pelas ruas estreitas, fomos seguindo o itinerário de Carlos da Maia, na companhia de Cruges, à procura de Maria Eduarda. Perante o deslumbramento da paisagem, as horas foram fugindo, mas nos olhos ficou a beleza da vegetação exótica, pretensamente selvagem, ao gosto da época, bem como o encontro no Hotel Nunes com Eusebiozinho, Palma Cavalão, as espanholas e as cenas da vida romântica com Alencar.

Após as despedidas, não se podiam esquecer as queijadas e, por isso, houve um tempo de lazer para as fotografias e para os apetitosos travesseiros.  Entretanto, já no autocarro que nos transportaria até à bela cidade de Cascais, fomos “roçando a rama leve e perfumada das olaias floridas, o verde musgo e o murmúrio refrescante das fontes”, deixando para trás o belo palácio da Pena.  Mas, o dia só terminaria em Linda-a-Pastora, na casa mãe das Irmãs Franciscanas, onde ficamos alojados.

No dia seguinte, após o pequeno-almoço, seguimos para Lisboa, pois esperava-nos uma visita guiada ao Palácio de Belém.  No edifício da Assembleia da República, foi explorada a história do monumento quinhentista, desde as salas dedicadas às sessões parlamentares às tapeçarias do Antigo Regime.

À tarde, após uma breve refeição, assistimos a uma sessão parlamentar. Aí, pudemos assistir, in loco, às intervenções das comissões parlamentares ao Primeiro Ministro.

Já de saída, fomos interpelados pelo Senhor Deputado João Paulo Correia, Presidente da Junta de Freguesia de Mafamude, que depois da sua intervenção no Parlamento nos veio saudar e responder a algumas perguntas que lhe quiseram fazer.

O regresso a Vila Nova de Gaia foi cerca das 22:00h, ficando, para memória futura, as lembranças de um paraíso romântico, as personagens d’ Os Maias e o quotidiano dos nossos políticos.

 

[2018-04-17]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB