FantasLíngua XI: Palavra em movimento

voltar FantasLíngua XI: Palavra em movimento

Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua “estória”, mostrando, uma vez mais, que o seu dia a dia se faz num espaço pleno de conhecimento e de criatividade. Durante estes dias didáticos, o Colégio tonou-se mais colorido com os aromas das diferentes manifestações culturais, resultado do trabalho de toda a comunidade educativa. Este ano, duplamente em festa, celebramos com especial entusiasmo o mérito dos 90 anos, que é o mesmo que dizer – o mérito de quantos por cá passaram e connosco fizeram a família que somos hoje. Há décadas que o Colégio liga gerações, vontades, concretiza sonhos e desenha um futuro de esperança no quotidiano que se tece, lado a lado, com a comunidade.

Foi uma viagem pelo universo da Palavra e das suas múltiplas formas e representações que pretendeu alargar horizontes, descobrir novos sentidos, novas linguagens, novas ações, virando a Palavra do avesso e apreendendo a realidade, os sentimentos e a vida.

Através da escrita, da música, da dança e da ilustração, refletimos e dialogamos com personalidades dos diferentes universos, nomeadamente autárquico, cultural, artístico e literário, a fim de celebrar a língua materna, enquanto elemento de identidade e de herança cultural. Assim, acolhemos, de forma hospitaleira, Elisa Cidade, João Paulo Correia, Ariana Cosme, Jorge Gabriel, Pedro Guilherme-Moreira, Isabel Rio Novo, Rui Miguel Andrade, Sofia Rente e Filipe Gaspar, Paula Sá, Gonçalves Guimarães, Helena Coutinho, Cátia e Mafalda Tavares, que, integrando o tema desta décima primeira edição do FantasLíngua, Palavra em movimento, continuaram a fazer caminho, num movimento ascensional, de há já nove décadas, iluminados pela PALAVRA criadora, geradora de vida! A palavra que lhe vem das origens fundacionais: Lúcere et fovere – iluminar e aquecer! Educar para humanizar!

 

Maria Luísa Pinto

[2018-02-27]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB