FantasLíngua XI: Palavra em movimento

voltar FantasLíngua XI: Palavra em movimento

Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua “estória”, mostrando, uma vez mais, que o seu dia a dia se faz num espaço pleno de conhecimento e de criatividade. Durante estes dias didáticos, o Colégio tonou-se mais colorido com os aromas das diferentes manifestações culturais, resultado do trabalho de toda a comunidade educativa. Este ano, duplamente em festa, celebramos com especial entusiasmo o mérito dos 90 anos, que é o mesmo que dizer – o mérito de quantos por cá passaram e connosco fizeram a família que somos hoje. Há décadas que o Colégio liga gerações, vontades, concretiza sonhos e desenha um futuro de esperança no quotidiano que se tece, lado a lado, com a comunidade.

Foi uma viagem pelo universo da Palavra e das suas múltiplas formas e representações que pretendeu alargar horizontes, descobrir novos sentidos, novas linguagens, novas ações, virando a Palavra do avesso e apreendendo a realidade, os sentimentos e a vida.

Através da escrita, da música, da dança e da ilustração, refletimos e dialogamos com personalidades dos diferentes universos, nomeadamente autárquico, cultural, artístico e literário, a fim de celebrar a língua materna, enquanto elemento de identidade e de herança cultural. Assim, acolhemos, de forma hospitaleira, Elisa Cidade, João Paulo Correia, Ariana Cosme, Jorge Gabriel, Pedro Guilherme-Moreira, Isabel Rio Novo, Rui Miguel Andrade, Sofia Rente e Filipe Gaspar, Paula Sá, Gonçalves Guimarães, Helena Coutinho, Cátia e Mafalda Tavares, que, integrando o tema desta décima primeira edição do FantasLíngua, Palavra em movimento, continuaram a fazer caminho, num movimento ascensional, de há já nove décadas, iluminados pela PALAVRA criadora, geradora de vida! A palavra que lhe vem das origens fundacionais: Lúcere et fovere – iluminar e aquecer! Educar para humanizar!

 

Maria Luísa Pinto

[2018-02-27]

Destaques

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB

FantasLíngua XIII
É com muita alegria que, pelo décimo terceiro ano consecutivo, o Colégio de Nossa Senhora da Bonança, através do Departamento de Língua Materna, promove os dias didáticos da Língua Materna ? FantasLíngua XIII.

CNSB faz percurso Camiliano
Não há forma melhor de ler uma obra do que conhecer um pouco melhor quem a escreveu

Dia de Celebrar o Colégio!!!
Somos um colégio que prima pela excelência

Uma semana solidária no CNSB
( de 16 a 19 de dezembro)

Semana da Ciência & Tecnologia
Entre os dias 25 e 29 de novembro, o C. N. S. B. mostrou que continua a ser uma escola diferente, uma escola de pessoas com projetos para a vida, desta vez promovida pela Semana da Ciência & Tecnologia, a cargo do Departamento de Ciências Físicas e Naturais.

Dia de São Francisco
4 de outubro

Francisco Lufinha no CNSB
No dia 3 de outubro de 2019, a turma do 7.º ano A do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, organizou uma atividade integrada no projeto ?A Arca de Nãoé?.

Dia Europeu das Línguas
O Dia Europeu das Línguas celebra-se, por toda a Europa, no dia 26 de setembro.