ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience

voltar ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience

Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training, realizado entre 22  e 26 de janeiro, na cidade de Langreo, nas Astúrias. Para além dos nossos alunos, também esteve uma delegação, com o mesmo número de participantes da EBS de Pinheiro, nove alunos da Cuenca del Nalón High School e a representante da PEEP - Policy Experimentation & Evaluation Plataform, Cristina Soutinho. .A iniciativa faz parte do projeto Europeu Ecoope (European Youth Cooperative Entrepreneurship Expreience) que é cofinanciado pela União Europeia. Este consórcio é composto por oito instituições de cinco países europeus: o Santander International Entrepreneurship Center (Centro Internacional Santander Emprendimiento, CISE), a Universidade de Cantábria e Valnalón de Espanha; o Colégio Cooperativo, do Reino Unido; o Instituto Europeu de Investigação sobre Empresas Cooperativas e Sociais (Euricse), de Itália; a Universidade de Tecnologia de Laappenranta, da Finlândia; a Policy Experimentation & Evaluation Platform (PEEP) e a Universidade do Porto, de Portugal, e  tem como finalidade promover os benefícios do modelo de negócios cooperativo entre jovens.

Assim, durante uma semana, estes jovens estudantes puderam participar numa nova abordagem para a economia social. Foram organizados em equipas e tiveram de encontrar soluções para um desafio lançado  pela ASATA - Social Economy and Laboral Companies Association in Astúrias.O trabalho destes jovens estudantes passou por várias etapas até chegarem à apresentação do produto final. Estiveram mentores a acompanhar todo o processo, tendo sido igualmente os representantes de cooperativas locais. Para além disso, este projeto permitiu que estes jovens passassem tempo, convivessem e partilhassem ideias com outros estudantes. Esta semana não acaba aqui, uma vez que estes alunos terão de disseminar o trabalho realizado nas suas escolas.

Uma experiência ?internacional?, sem dúvida, para nunca mais esquecerem.

Ver a partir do minuto 7:30 

 

Alguns links na imprensa espanhola:

Asturias Mundial, 22-01-18

http://www.asturiasmundial.es/noticia/97657/valnalon-inicia-una-accion-educativa-pionera-cooperativas-estudiantes-espana-portugal

La Nueva España Cuencas, 23-01-18

http://www.lne.es/cuencas/2018/01/23/plan-emprendimiento-reune-jovenes-asturianos/2227020.html

El Comercio Cuencas, 23-01-18

http://www.elcomercio.es/asturias/cuencas/valnalon-desarrolla-iniciativa-20180123000715-ntvo.html

Informativos TPA Primera Edición, 23-01-18

http://www.rtpa.es/video:TPA%20Noticias.%20Primera%20edicion_1516740744.html 

Panorama Regional TVE, 23-01-2018 (minuto 7:27 al 9:46):

http://www.rtve.es/alacarta/videos/panorama-regional/panorama-regional-23-01-18/4434763

 La Nueva España Cuencas, 24-01-18

http://www.lne.es/cuencas/2018/01/24/lecciones-jovenes-cooperativistas/2227615.html

Prof. Elisabete Rodrigues 

[2018-01-26]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB