APOLOGIA DE SÓCRATES NO CNSB

voltar APOLOGIA DE SÓCRATES NO CNSB

 

“Eu, preguiçoso e velho, fui apanhado pela mais lenta: a morte. Já os meus acusadores, válidos e leves, foram apanhados pela mais veloz: a maldade.” 

No intuito de contribuir para a divulgação e o ensino da Filosofia, no passado dia 12 de dezembro, a companhia de teatro Lafontana - Formas Animadas esteve no nosso Colégio com a apresentação da versão teatral da obra Apologia de Sócrates, baseada no texto original de Platão, para todos os alunos dos Ensino Secundário

Os alunos acolheram com curiosidade e interesse as palavras do mestre da douta ignorância, e o Salão de Festas transformou-se no Tribunal dos Heliastas com a reconstituição de um dos julgamentos mais importantes da História. O “réu” foi julgado e condenado à morte por envenenamento (cicuta) acusado de desrespeitar os deuses e de corromper a juventude.

Fazendo jus à “cena”, os alunos colocarem-se no lugar da assistência ateniense e vibraram com o discurso do injustamente acusado que decidiu conduzir a sua própria defesa.

Esta iniciativa permitiu uma melhor compreensão do papel desta grande figura do Mundo Antigo que, há 2500 anos, já expunha os defeitos dos seus contemporâneos, defendendo a virtude, a busca da verdade, o pensamento livre e crítico, propagando conceitos que estão na base da nossa civilização ocidental.

A qualidade dos argumentos e a ironia das interpelações socráticas tornaram esta apologia platónica um verdadeiro exercício de argumentação e de encontro com o passado da civilização ocidental.

[2017-12-12]

Destaques

Aula de surf em Matosinhos ? Uma experiência Ímpar
Além de um lugar de aprendizagem, a escola deverá ser um veículo de novas experiências e partilha de emoções!

Colégio Nossa Senhora da Bonança na linha da frente no combate às más práticas ambientais
O Colégio Nossa Senhora da Bonança, na senda da sensibilização dos seus alunos para as questões relacionadas com a pegada ecológica de cada um e consequente responsabilização pessoal pela conservação do nosso planeta, abraçou o concurso nacional para as Escolas, promovido pela Academia Ponto Verde, como mais um instrumento de aquisição de conhecimentos e atitudes sobre protocolos quotidianos de preservação dos recursos naturais e limitação do impacto da Humanidade na Natureza.

Dia da Europa
No passado dia 9 de maio, o Grupo Disciplinar de Geografia, do CNSB, assinalou o Dia da Europa com uma exposição simbólica de bandeiras dos países europeus, mapas e representações, com temáticas variadas, à escala da Europa, da União Europeia e de Portugal.

Cambridge University Press
Educational Partner

CNSB celebra o Dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia
No passado dia 22 de março, o CNSB encheu-se de imaginação para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Parabéns, Guilherme Oliveira!
O jovem piloto, nosso aluno do Ensino Secundário, conta já 15 títulos nacionais e espanhóis e várias presenças em campeonatos internacionais. E, como o seu desempenho, o seu talento e determinação não têm passado despercebidos, Guilherme Oliveira, de 16 anos, dá agora o ?salto? para os monopostos.

A Conquista de um Sonho!
Somos um Colégio que prima pela excelência, que luta pelo mérito e brio dos seus alunos. Assim, o seu trabalho árduo, durante todo o ano, para cumprir os mais altos objetivos, devem ser recompensados.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB