Secundário

voltar

No âmbito da tarefa educativa, a Comunidade Educativa (CE) do Colégio de Nossa Senhora da Bonança (CNSB) desenvolve, contínua e solidamente, um Projeto Educativo (PE) centrado nos Alunos, que seja um verdadeiro instrumento de trabalho que ajude:

  • a clarificar os nossos objetivos;
  • a executar uma melhor planificação da nossa ação educativa; 
  • a promover respostas adequadas aos programas curriculares, aos sonhos e às necessidades dos nossos educandos, agentes educativos e dos seus encarregados de educação (EE)

 

PRÍNCIPIOS E VALORES : 

O CNSB é uma escola com:

  • uma Missão - promover uma aprendizagem de excelência, feliz, inovadora e em interioridade cristã;
  • uma Visão – ser o referencial da qualidade educativa, da excelência do saber ser, do escolher ser feliz;
  • Valores – privilegiar a alegria, amizade, criatividade, hospitalidade, interioridade, responsabilidade, solidariedade, entre tantos outros que não são preteridos.

 

O CNSB É UMA ESCOLA QUE PRETENDE:

 

 

  1. tratar cada pessoa da comunidade educativa do CNSB com respeito e dignidade;
  2. propiciar uma cultura da tolerância e do direito à diferença;
  3. proteger e reconhecer o direito de cada um a uma educação de qualidade;
  4. orientar atitudes e comportamentos em ordem ao bem comum ;
  5. proporcionar critérios de avaliação e de solução dos problemas através do diálogo, da comunicação aberta e da interajuda;
  6. reconhecer e valorizar o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho, no desempenho escolar e na atenção ao outro.

NESSE SENTIDO TEM PARA O PRÓXIMO BIÉNIO O LEMA   

 

 

Visa a concretização dos princípios e valores presentes na proposta Educativa da CONFHIC/CNSB. Tem ainda em vista as referências fundamentais para a organização do ensino deste setor, conjuntamente com os programas de cada disciplina, apresentando os conteúdos propostos pelo Ministério da Educação e Ciência ordenados no decurso deste ciclo.

Competências gerais do ensino secundário:

  • Saber
  • Saber fazer
  • Saber ser
  • Saber aprender

ESTRUTURA CURRICULAR:

 

A estrutura curricular dos diferentes cursos é determinada pelo Ministério da Educação e Ciência e contempla, na sua estrutura, uma área de formação geral e outra de formação específica de acordo com a especificidade de cada curso. 

OFERTA DO COLÉGIO:

 

Cursos científico-humanísticos, orientados para o prosseguimento de estudos:

  • Ciências e tecnologias
  • Ciências socioeconómicas
  • Línguas e humanidades
  • Artes visuais

MEDIDAS DE APOIO E RECURSOS

 

  • Oferta de escola (OE) – são aulas com intuito de reforço do currículo para alunos com disciplinas sujeitas a exame;

  • Aulas de Apoio, permanente e/ou pontual de reforço de conteúdos com particular ênfase nas disciplinas de Português, Matemática e áreas estruturantes de secundário;

  • Salas de estudo, apoiadas por professores, onde os alunos poderão realizar os trabalhos de casa e consolidar os conteúdos apreendidos diariamente nas diferentes disciplinas;

  • Caderneta do aluno, facilitadora da interação escola-família;

AEC’S DIFERENCIADORAS

 

O CNSB oferece, ainda, atividades de enriquecimento curricular (AEC’s). Da área artística à desportiva, da ciência à música, são uma mais-valia para o crescimento e formação dos nossos alunos.

Destaques

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.