Novos Alunos

voltar

O CNSB assenta num ideário de matriz cristã.
No Colégio, os nossos alunos são convidados a participar na nossa proposta educativa de uma forma interventiva.  
 

O aluno do Colégio de Nossa Senhora da Bonança...

 

1. No Colégio, os nossos alunos são convidados a participar na nossa proposta educativa de uma forma interventiva, para desenvolverem a sua formação.

Têm de:

♦ Ser protagonistas no desenvolvimento das suas competências e responsabilidades

♦ Exprimir os seus interesses e inquietações, partilhando saberes e pontos de vista

♦ Ser os responsáveis pela dinâmica da própria aula e pela aprendizagem

♦ Exercer o seu espírito crítico e a sua capacidade de argumentação

♦ Imaginar as vivências e as necessidades do outro

♦ Falar, pelo menos, uma língua estrangeira

♦ Avaliar os mistérios das grandes religiões do mundo

♦ Ser capazes de se referenciar em relação a um vasto leque de culturas, de grupos e de nações e à história das suas interações

♦ Comparar diferentes conceções de justiça social.

 

2. O Colégio é um lugar de desenvolvimento e crescimento

2.1 – Rigor e disciplina, pilares fundamentais do crescimento de cada um.

Não tens que temer o rigor! O rigor é uma marca das pessoas exigentes, determinadas, vencedoras e fascinantes. É importante que sejas rigoroso com tudo o que faças, pois o ser rigoroso implica persistência e empreendorismo.

Queremos destacar alguns pontos onde possas mostrar o que é ser rigoroso:

Na maneira como te apresentas no Colégio. O uniforme é a peça do vestuário que te identifica como aluno de uma instituição que tem tradição de rigor suportada por raízes profundas. Hoje, tu és a raiz que alimenta o Colégio. Por isso, deves envergar o uniforme com orgulho por pertenceres à geração de pessoas fascinantes. Não o apresentar devidamente cuidado significa ser impedido de permanecer nas aulas.

Na forma como estás na sala de aula e te mostras empenhado em aprender e a crescer. É importante saber muitas coisas, mas, em tempo de demasiada informação, mais importante ainda é que se saiba pensar e se diga alguma coisa que os outros não viram.

Na maneira como preparas o teu estudo. Deves organizar muito bem as matérias, tendo em conta o horário bem como as indicações dadas pelos teus professores.

Na forma como te preocupas com o Outro. A palavra “preocupar” significa antecipar-se antes que aconteça... Significa que deves estar com muita atenção ao crescimento do Outro e disponibilizares-te para O ajudares. O Outro é o teu amigo, o teu colega, aquele com quem simpatizas menos, também o teu Professor que se esforça para que as aulas sejam o mais ricas possível. Deves respeitar e ser cordial para cada um como gostas que te respeitem.

2.2  Outra forma de ser rigoroso é cumprir os horários e evitar chegar atrasado às aulas. O Regulamento Interno alerta-te para algumas dicas que deves ter em conta para cresceres rigorosamente. Deves consultá-lo com frequência para esclarecer as dúvidas e te manteres atualizado.

2.3 O Colégio é um local de trabalho que te deve convidar ao estudo, à reflexão, à oração, ao alegre convívio, ao lazer, ao sentir. Por isso, deves cuidá-lo e adotar uma postura responsável nos espaços comuns. É tão simples falar baixo e moderadamente como circular com cuidado por todos os espaços.  

Na sala de aula procura:

♦ Entrar e sair ordenadamente 

♦ Cuidar as palavras e o tom de voz

♦ Manter limpo o teu lugar (mesa, chão, parede…) e informar o professor de qualquer anomalia, se for caso disso

♦ Colocar o lixo nos locais apropriados

Nos corredores, porque são lugares de passagem e circunscrito entre salas de aula:

♦ Tem cuidado na forma como circulas

♦ Faz silêncio e concorre para que outros o façam

♦ Não vandalizes as informações/trabalhos afixados nos placards

Nas casas de banho:

♦ Deixa-as, depois de usadas, como gostarias de as ter encontrado. É dever de todos manter a higiene do espaço

No Ginásio/Sala Azul/Salão de Festas:

♦ Não comas nem bebas nestes espaços

♦ Preserva o bom estado dos materiais disponíveis

♦ Respeita as orientações das Irmãs, Professores, Funcionários

Na Cantina /bar:

♦ Aguarda a tua vez por ordem de chegada, fazendo fila ordenadamente

♦ Comporta-te educadamente à mesa

Na Capela, lugar exclusivo de oração e reflexão, escuta o silêncio que esse espaço te proporciona.

No Recreio/Jardim cuida das palavras e do tom de voz. Coloca o lixo nos locais apropriados e tem cuidado com as plantas e as árvores

Na sala de estudo:

É no final do dia, depois de um intervalo, que os alunos que ficam no Colégio estudam, numa sala destinada a esse fim. O objetivo que presidiu à abertura deste espaço é que os alunos escutem o silêncio e possam estudar, realizar os trabalhos de casa de forma organizada e serena, ler e preparar as suas aulas. Por esse motivo, tal como em sala de aula, não são permitidos telemóveis, ipods e outros, bem como objetos que possam distrair. O horário de estudo é para cumprir rigorosamente. Os alunos apenas podem sair da sala no final do horário estipulado, salvo as exceções que deverão ser comunicadas ao Professor responsável pelo estudo.

 

Pré-inscrição

Destaques

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.