Ideário da CONFHIC

voltar

Inspiradas no carisma fundacional, a CONFHIC, nas Irmãs que se dedicam à missão educativa, dão continuidade ao sonho da Fundadora – Venerável Irmã Maria Clara do Menino Jesus.

   “Educar na hospitalidade e no amor” é meta que nos propomos através de um projeto e pedagogia de natureza axiológica que favorece o educando no crescimento do ser e do saber. Trata-se de um compromisso amorosamente assumido pela escola, em prol da formação integral do aluno. Propomos, pois, a clareza de um projeto antropologicamente fundamentado, que define o paradigma de “Homem” que se pretende ajudar a construir e as diretrizes identitárias da escola, que facilitam, em nosso entender, o percurso da personalização e humanização do educando.

Assim, ao afirmarmo-nos como Escola Católica, defendemos que Cristo é o fundamento e inspiração da nossa ação pedagógica na medida em que «Revela e promove o sentido novo da existência e transforma-a, habilitando o homem a viver de maneira divina, isto é, a pensar querer e agir segundo o Evangelho, fazendo das Bem-aventuranças a norma da vida. É precisamente pela referência explícita e co dividida por todos os membros da comunidade escolar – embora em grau diverso – à visão cristã, que a escola é católica, porquanto os princípios evangélicos tornam-se nela normas educativas, motivações interiores e ao mesmo tempo metas finais.» -(Congregação para a Educação Católica, Educar na Escola).

A nossa identidade Institucional radica, portanto em Cristo Jesus e a partir d’Ele surge o argumento antropológico que favorece a promoção do homem integral, porque

«em Cristo, o homem perfeito, todos os valores humanos encontram a sua realização plena e, portanto, a sua humanidade. JesusCristo eleva o Homem, valoriza a sua existência, constitui o paradigma e o exemplo de vida proposto aos jovens…» (CEC, Educar na Escola).

 O nosso específico, enquanto Escola Franciscana Hospitaleira, revela-se na nossa Proposta Educativa traduzida, especialmente, no projeto educativo como instrumento vocacionado à praxis e estímulo à liberdade no confronto com os valores dos quais dependem o sentido e o valor da vida, o exercício da inteligência, a responsabilidade, as opções assertivas, o respeito e apreço por si, pelo outro, pela natureza, o cultivo pela fraternidade universal, o cultivo do bem e do belo, etc. 

A nossa experiência de décadas, em missão educativa, e a atitude vigil ao horizonte cultural de cada época, indica uma vitalidade própria que integra a renovação corajosa e sapiente. Entendemos que «uma autêntica educação escolar exige uma autentica radicação na verdade do homem, isto é, no respeito integral pela sua origem e pelo seu destino transcendente e pela defesa da sua dignidade inalienável e inviolável ao longo do percurso do seu desenvolvimento desde a sua conceção». (Carta Pastoral, A Escola em Portugal, 2008).

Finalmente, é nossa missão específica educar para a hospitalidade; aquela que promove o ser pelo cuidado e gestação do que possa tornar o Homem mais humano e menos brutal. A hospitalidade como espiritualidade da escola franciscana hospitaleira dilata e transcende o eu pessoal até ao coração do outro, da criação e de Deus até à máxima elevação de si mesmo. Esta pedagogia do amor-proximidade aliada à competência e dedicação dos nossos educadores é que há de ajudar o educando a afeiçoar-se à sabedoria procurada e vivida ao longo da sua trajetória existencial. 

Destaques

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?

Viagem a Paris do 9º ano, de 13 a 16 de fevereiro de 2018
Matematicamente falando, esta jornada traduz-se pelos números 5, 7, 8 e 12. O número 5 como hora de encontro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os números 7 e 8 como a hora do pequeno-almoço e o número 12 como a média de quilómetros que caminhávamos por dia.

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training

CNSB celebra Natal Intercultural
O CNSB está em festa pelos seus noventa anos e quis partilhar com a família dos alunos do primeiro Ciclo a alegria de celebrar mais um Natal.

Café-concerto do secundário 2017
No dia 7 de dezembro, realizou-se o Café Concerto organizado pelos alunos do ensino secundário

Dia do Colégio 2017
O passado dia 8 de dezembro foi dia de festa para a família CNSB.

Dia Mundial da Ciência
No passado dia 22 de novembro, celebrou-se o dia mundial da ciência

Comemoração do dia do Colégio
Nos dias 7 e 8 de dezembro do CNSB estará em festa