Creche

voltar

O Colégio de Nossa Senhora da Bonança integra a valência de Creche com berçário, serviço que disponibiliza desde setembro de 2015, após obras de requalificação e ampliação de espaços, interiores e exteriores, em conformidade com os critérios definidos pela entidade reguladora do setor.

Na pretensão de que a creche seja “o prolongamento da família”, nos cuidados prestados de segurança, higiene, alimentação e nos estímulos essencialmente afetivos e cognitivos, é um espaço educativo que proporciona à criança um ambiente acolhedor, carinhoso e dinamizador de aprendizagens e vivências que lhes proporciona um crescimento FELIZ!

A Creche funciona de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h, com prolongamento até às 19h00, durante os 12 meses do ano, de forma a garantir a aos pais um serviço de qualidade e como resposta às suas reais necessidades.

São objetivos da creche:

  1. Proporcionar à criança o seu bem-estar e desenvolvimento necessário, num clima de segurança físico-afetiva e pelo atendimento tão individualizado quanto possível.
  2. Empenhar-se no processo de crescimento para que este se faça de forma saudável e lúdica, realizando atividades adequadas à idade, nos diferentes espaços do Colégio, e que conduzam ao desenvolvimento integral da criança.
  3. Assegurar os cuidados de higiene e alimentação adequados à idade.
  4. Prevenir e despistar, precocemente, qualquer inadaptação, fragilidade ou situação de risco, sugerindo o encaminhamento mais adequado.
  5. Promover a articulação com outros serviços existentes, nomeadamente com o gabinete de psicologia do Colégio.
  6. Colaborar e incentivar as famílias a participar no processo de desenvolvimento integral da criança, partilhando cuidados e responsabilidades, no seu processo evolutivo.

As instalações da Creche do CNSB tem capacidade para 60 crianças com idade compreendida entre os 4 e os 36 meses de idade, distribuídas da seguinte forma:

Sala de Berçário – dos 4 aos 12 meses

Com capacidade para dez crianças, acolhe crianças desde os 4 meses de idade até à aquisição da marcha (aprox. 12 meses). Dispõe de uma sala parque, ampla, espaçosa com material didático adequado a esta faixa etária, de uma sala de repouso. Para além destes espaços, inclui um espaço para higiene e de uma copa de leites.

 Salas de 1 ano aos dois anos

A sala garante um ambiente organizado e estruturado com espaços delimitados e de arrumação. É constituída por materiais seguros, estimulantes e variados, adequados ao seu desenvolvimento físico, sensorial, motor, cognitivo e emocional, que podem variar de acordo com a idade da criança. Estas condições desafiam a criança a explorar o meio que as rodeia, a experimentar com gozo e criatividade os espaços e materiais disponíveis, num ambiente seguro, promotor do seu desenvolvimento.

Complementarmente, o espaço exterior do parque fomenta enormemente o desenvolvimento das capacidades físicas, relacionais, lúdicas, convivenciais e de muita alegria! 

 ATIVIDADES CURRICULARES

 As atividades de enriquecimento curricular estão programadas semanalmente e foram definidas partindo da estimulação das diversas expressões, a partir das quais serão desenvolvidos conteúdos e competências pedagógicas nas três áreas curriculares: Área da Formação Pessoal Social, Área da Expressão e Comunicação e Área do Conhecimento do Mundo.

Destaques

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.