3º Ciclo

voltar

O 3º ciclovisa a concretização dos princípios e valores presentes na proposta Educativa da CONFHIC/CNSBPretende-se que os alunos desenvolvam as aprendizagens em consequência das suas vivências académicas e experiências pedagógicas.

No âmbito da tarefa educativa, a Comunidade Educativa (CE) do Colégio de Nossa Senhora da Bonança (CNSB) desenvolve, contínua e solidamente, um Projeto Educativo (PE) centrado nos Alunos, que seja um verdadeiro instrumento de trabalho que ajude:

  •  a clarificar os nossos objetivos;
  • a executar uma melhor planificação da nossa ação educativa;
  •  a promover respostas adequadas aos programas curriculares, aos sonhos e às necessidades dos nossos educandos, agentes educativos e dos seus encarregados de educação (EE).

 

 

PRINCÍPIOS E VALORES:

 

  

 O CNSB é uma escola com:

  • uma Missão - promover uma aprendizagem de excelência, feliz, inovadora e em interioridade cristã;
  • uma Visão – ser o referencial da qualidade educativa, da excelência do saber ser, do escolher ser feliz;
  • Valores – privilegiar a alegria, amizade, criatividade, hospitalidade, interioridade, responsabilidade, solidariedade, entre tantos outros que não são preteridos. 

CNSB é uma escola que pretende:

  1. tratar cada pessoa da comunidade educativa do CNSB com respeito e dignidade; 
  2. propiciar uma cultura da tolerância e do direito à diferença;
  3. proteger e reconhecer o direito de cada um a uma educação de qualidade;
  4.  orientar atitudes e comportamentos em ordem ao bem comum ;
  5. proporcionar critérios de avaliação e de solução dos problemas através do diálogo, da comunicação aberta e da interajuda;
  6. reconhecer e valorizar o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho, no desempenho escolar e na atenção ao outro. 


NESSE SENTIDO TEM PARA O PRÓXIMO BIÉNIO O LEMA  

 

 

  CNSB - Bonança + Espaço para Ser



O Currículo do Ensino Básico remete para um conjunto de aprendizagens e valores que os alunos desenvolvem e adquirem, evocando a sua organização, a sua hierarquização e articulação bem como a sua importância ao longo do percurso escolar.

A clarificação das competências a alcançar no final da educação básica toma como referentes os pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo, sustentando-se num conjunto de valores e de princípios que a seguir se enunciam:

  1. A construção e a tomada de consciência da identidade pessoal e social;
  2. A participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica;
  3. O respeito e a valorização da diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções;
  4. A valorização de diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;
  5. O desenvolvimento do sentido de apreciação estética do mundo;
  6. O desenvolvimento da curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo; 
  7. A construção de uma consciência ecológica conducente à valorização e preservação do património natural e cultural;
  8. A valorização das dimensões relacionais da aprendizagem e dos princípios éticos que regulam o relacionamento com o saber e com os outros.

Equacionaram-se à luz destes princípios as competências, concebidas como saberes em uso, necessárias à qualidade da vida pessoal e social de todos os cidadãos, a promover gradualmente ao longo da educação básica.

MEDIDAS DE APOIO E RECURSOS 

 

 

  1. Oferta de escola (OE) – são aulas com intuito de reforço do currículo para alunos com disciplinas sujeitas a exame;
  2. Aulas de Apoio, permanente e/ou pontual de reforço de conteúdos com particular ênfase nas disciplinas de Português, Matemática e áreas estruturantes; 
  3. Salas de estudo, apoiadas por professores, onde os alunos poderão realizar os trabalhos de casa e consolidar os conteúdos apreendidos diariamente nas diferentes disciplinas; 
  4. Caderneta do aluno, facilitadora da interação escola-família;
  5. Plataforma de E-learning - moodle
  6. Escola Virtual
  7. Biblioteca Escolar
  8. Quadros Interativos
  9. ...

AEC’S DIFERENCIADORAS

 

CNSB oferece, ainda, atividades de enriquecimento curricular (AEC’s). Da área artística à desportiva, da ciência à música, são uma mais-valia para o crescimento e formação dos nossos alunos.

Destaques

CNSB volta a encher-se de vida
A rotina das férias, de repente, vê-se mudada? O acordar tarde, as noites longas, o ritmo mais lento, tudo acaba e é substituído por um acordar mais cedo, noites mais curtas e um ritmo bastante mais acelerado, pois há horários para cumprir, material escolar para comprar e um uniforme para experimentar.

Abertura do ano letivo no 1º ciclo
O regresso às aulas dos alunos do 1º Ciclo aconteceu no dia 9 de setembro

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.