1º Ciclo

voltar

O 1.º Ciclo do Ensino Básico assume-se como espaço de continuidade e ampliação das aprendizagens realizadas anteriormente, na Creche e no Pré-Escolar.

A ação pedagógica é sustentada pelos documentos legais emanados pelo Ministério da Educação, pelo Projeto Educativo de Escola e pela Proposta Educativa da CONFHIC.

A matriz curricular apresenta-se dividida em áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.

Enriquecendo a oferta curricular, surge o inglês, em todos os anos de escolaridade, lecionado por professores nativos, e o xadrez, que visa trabalhar competências de raciocínio lógico-matemático.

A participação em projetos de natureza diversa, como o “Aprender a Empreender”, pretende desenvolver múltiplas capacidades nos alunos, consolidando e ampliando saberes.

Do Plano Anual de Atividades constam, ainda, diversas iniciativas, no sentido de enfatizar datas e festividades, potenciando a dimensão cultural e contribuindo para a valorização de tradições e o estreitar de laços entre os diversos elementos da comunidade educativa.

Paralelamente à ação pedagógica, a dimensão humana e pessoal engrandece-se através de uma vivência cristã, pela participação em celebrações eucarísticas e momentos em comunidade.

O 1.º Ciclo do Ensino Básico conta com um corpo docente estável, empenhado e motivado, capaz de proporcionar experiências de aprendizagem que sejam significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras, com a missão de contribuir para o desenvolvimento integral de cada aluno.

Cada criança é acolhida atendendo às suas características individuais (físicas, cognitivas e afetivas), potenciando-se o melhor que tem em si, através da vivência de valores humanos, cristãos e franciscanos.

A mancha horária letiva estende-se das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h30/16h30, alargada com a possibilidade de frequência de uma variada oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular, no âmbito artístico, desportivo e cognitivo.

Valorizando-se o desenvolvimento de métodos e hábitos de trabalho e de estudo, os quais são pilares essenciais que sustentam e potenciam as práticas educativas dos níveis de escolaridade subsequentes, aposta-se no rigor e na concretização de um trabalho pedagógico sólido, assumindo-se como meta o alcançar de resultados que espelhem o percurso percorrido ao longo dos diferentes anos de escolaridade.

Destaques

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?

Viagem a Paris do 9º ano, de 13 a 16 de fevereiro de 2018
Matematicamente falando, esta jornada traduz-se pelos números 5, 7, 8 e 12. O número 5 como hora de encontro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os números 7 e 8 como a hora do pequeno-almoço e o número 12 como a média de quilómetros que caminhávamos por dia.

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training