1º Ciclo

voltar

O 1.º Ciclo do Ensino Básico assume-se como espaço de continuidade e ampliação das aprendizagens realizadas anteriormente, na Creche e no Pré-Escolar.

A ação pedagógica é sustentada pelos documentos legais emanados pelo Ministério da Educação, pelo Projeto Educativo de Escola e pela Proposta Educativa da CONFHIC.

A matriz curricular apresenta-se dividida em áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.

Enriquecendo a oferta curricular, surge o inglês, em todos os anos de escolaridade, lecionado por professores nativos, e o xadrez, que visa trabalhar competências de raciocínio lógico-matemático.

A participação em projetos de natureza diversa, como o “Aprender a Empreender”, pretende desenvolver múltiplas capacidades nos alunos, consolidando e ampliando saberes.

Do Plano Anual de Atividades constam, ainda, diversas iniciativas, no sentido de enfatizar datas e festividades, potenciando a dimensão cultural e contribuindo para a valorização de tradições e o estreitar de laços entre os diversos elementos da comunidade educativa.

Paralelamente à ação pedagógica, a dimensão humana e pessoal engrandece-se através de uma vivência cristã, pela participação em celebrações eucarísticas e momentos em comunidade.

O 1.º Ciclo do Ensino Básico conta com um corpo docente estável, empenhado e motivado, capaz de proporcionar experiências de aprendizagem que sejam significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras, com a missão de contribuir para o desenvolvimento integral de cada aluno.

Cada criança é acolhida atendendo às suas características individuais (físicas, cognitivas e afetivas), potenciando-se o melhor que tem em si, através da vivência de valores humanos, cristãos e franciscanos.

A mancha horária letiva estende-se das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h30/16h30, alargada com a possibilidade de frequência de uma variada oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular, no âmbito artístico, desportivo e cognitivo.

Valorizando-se o desenvolvimento de métodos e hábitos de trabalho e de estudo, os quais são pilares essenciais que sustentam e potenciam as práticas educativas dos níveis de escolaridade subsequentes, aposta-se no rigor e na concretização de um trabalho pedagógico sólido, assumindo-se como meta o alcançar de resultados que espelhem o percurso percorrido ao longo dos diferentes anos de escolaridade.

Destaques

Dia Mundial da Saúde Mental
Tivemos a honra de contar com convidados, cujas intervenções foram de excelente qualidade

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi