Dia Mundial da Saúde Mental

voltar Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro e visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, identificando-a como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou económicas.

Neste sentido, o Serviço de Psicologia e Orientação promoveu uma tertúlia dirigida a pais de crianças e adolescentes em idade escolar para informar e ajudar a combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica e da sua importância no sucesso escolar.

Como se pretendeu abordar um tema sério num ambiente descontraído, os nossos ilustres convidados, a saber, Carla Maria Padrão Maia (Pedopsiquiatra), Márcia Antonieta Carvalho da Cruz (Psicóloga), Ana Raquel Martino Matos (Musicoterapeuta) e Pedro Sales Luís de Fonseca Rosário (Professor Associado com Agregação na Escola de Psicologia da Universidade do Minho) partilharam um conjunto de experiências e práticas, características da intervenção que desempenham no seu dia a dia. Sempre com um rigoroso enquadramento científico valorizaram o papel da escola e da família como promotores da saúde mental, não esquecendo a autorregulação, como afirmou Pedro Rosário, parafraseando Miguel Torga “o destino destina, mas o resto é comigo”.

 Assim, a Dra. Carla Maia fez o auditório viajar pelos bancos da escola, referindo que esta deve criar Empatia, promover Saúde, fomentar Criatividade, apurar Observação, dialogar Limites e testemunhar Afetos. Por sua vez, a Dra. Márcia Cruz deu a conhecer os seus modelos de intervenção, centrando-se no papel da família e alertando para a falta de autonomia dos nossos jovens. A Dra. Ana Matos estimulou os presentes a jogarem ao faz de conta, apresentando a música como veículo promotor de bem-estar. Por fim, o Dr. Pedro Rosário, com o seu dinamismo e saber, sensibilizou para a tomada de decisões e respetivas consequências que sempre advêm das escolhas que fazemos.

Depois de um pequeno debate, a Dra. Teresa Mendes, promotora da iniciativa, encerrou o painel, sublinhando a importância do tema tratado como promotor de atitudes positivas e preventivas.

Parabéns a todos os que participaram nesta conversa incompleta e ajudaram a assinalar o dia mundial da saúde mental.

 

Professora Maria Luísa Pinto

 

[2017-10-17]

Destaques

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?

Viagem a Paris do 9º ano, de 13 a 16 de fevereiro de 2018
Matematicamente falando, esta jornada traduz-se pelos números 5, 7, 8 e 12. O número 5 como hora de encontro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os números 7 e 8 como a hora do pequeno-almoço e o número 12 como a média de quilómetros que caminhávamos por dia.

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training