Dia Mundial da Saúde Mental

voltar Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro e visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, identificando-a como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou económicas.

Neste sentido, o Serviço de Psicologia e Orientação promoveu uma tertúlia dirigida a pais de crianças e adolescentes em idade escolar para informar e ajudar a combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica e da sua importância no sucesso escolar.

Como se pretendeu abordar um tema sério num ambiente descontraído, os nossos ilustres convidados, a saber, Carla Maria Padrão Maia (Pedopsiquiatra), Márcia Antonieta Carvalho da Cruz (Psicóloga), Ana Raquel Martino Matos (Musicoterapeuta) e Pedro Sales Luís de Fonseca Rosário (Professor Associado com Agregação na Escola de Psicologia da Universidade do Minho) partilharam um conjunto de experiências e práticas, características da intervenção que desempenham no seu dia a dia. Sempre com um rigoroso enquadramento científico valorizaram o papel da escola e da família como promotores da saúde mental, não esquecendo a autorregulação, como afirmou Pedro Rosário, parafraseando Miguel Torga “o destino destina, mas o resto é comigo”.

 Assim, a Dra. Carla Maia fez o auditório viajar pelos bancos da escola, referindo que esta deve criar Empatia, promover Saúde, fomentar Criatividade, apurar Observação, dialogar Limites e testemunhar Afetos. Por sua vez, a Dra. Márcia Cruz deu a conhecer os seus modelos de intervenção, centrando-se no papel da família e alertando para a falta de autonomia dos nossos jovens. A Dra. Ana Matos estimulou os presentes a jogarem ao faz de conta, apresentando a música como veículo promotor de bem-estar. Por fim, o Dr. Pedro Rosário, com o seu dinamismo e saber, sensibilizou para a tomada de decisões e respetivas consequências que sempre advêm das escolhas que fazemos.

Depois de um pequeno debate, a Dra. Teresa Mendes, promotora da iniciativa, encerrou o painel, sublinhando a importância do tema tratado como promotor de atitudes positivas e preventivas.

Parabéns a todos os que participaram nesta conversa incompleta e ajudaram a assinalar o dia mundial da saúde mental.

 

Professora Maria Luísa Pinto

 

[2017-10-17]

Destaques

Atividade de Enriquecimento Curricular Xadrez
Xeque-mate é a regra!

Dia Mundial da Saúde Mental
Tivemos a honra de contar com convidados, cujas intervenções foram de excelente qualidade

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano