Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!

voltar Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!

O CNSB caracteriza-se pela inovação e pela aceitação de desafios quase sem hesitar. Assim, foi de braços abertos que o nosso Colégio se candidatou ao concurso Literário “Um Conto que Contas”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, com o objetivo de  mesclar a beleza da escrita com a magia da matemática. Assim, todos os textos têm como pano de fundo a Matemática. Os participantes são divididos por ciclos, e podem participar individualmente (A1, A2, A3 e A4, respetivamente 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e Secundário) ou em equipas (B1, B2, B3, B4, respetivamente 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e Secundário). Cada um destes grupos (A1 e B1; A2 e B2, A3 e B3, A4 e B4) possui um tema diferente de escrita, além de números mínimo e máximo de carateres.

Neste sentido, o nosso colégio esteve representado com três textos do 9ºA, nomeadamente de Ricardo Guerra, Marta Lopes e Rita Teixeira, num imenso mar de 68 escolas e 166 participantes.

Foi, pois, com muito orgulho que recebemos a notícia que o nosso aluno Ricardo Guerra ganhara uma menção honrosa, com o conto subordinado ao tema proposto aos grupos A3 e B3: a tolerância.

O conto vencedor, de nome “O Par Ímpar”, narra a história de amor entre um Terno e uma Manilha, números primos, que eram por essa razão, incompreendidos pelos habitantes da aldeia onde viviam, Numerolândia. Ainda assim, eles resistiram à reprovação das pessoas e conceberam uma criança, o número Zero, que era, também, discriminado. No entanto, após muito esforço, Zero encontrou o seu lugar no mundo e ensinou ao seu país, a Numerolândia, que a tolerância leva sempre a melhor.

Leiam que vale a pena!                                                                                                           

Ricardo Guerra // 9º A

PARABÉNS AO PREMIADO, que uma vez mais, esteve na linha da frente e revelou que caráter e talento podem caminhar juntos, tal como a Matemática e o Português.

 

 

[2017-05-22]

Destaques

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?