Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!

voltar Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!

O CNSB caracteriza-se pela inovação e pela aceitação de desafios quase sem hesitar. Assim, foi de braços abertos que o nosso Colégio se candidatou ao concurso Literário “Um Conto que Contas”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, com o objetivo de  mesclar a beleza da escrita com a magia da matemática. Assim, todos os textos têm como pano de fundo a Matemática. Os participantes são divididos por ciclos, e podem participar individualmente (A1, A2, A3 e A4, respetivamente 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e Secundário) ou em equipas (B1, B2, B3, B4, respetivamente 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e Secundário). Cada um destes grupos (A1 e B1; A2 e B2, A3 e B3, A4 e B4) possui um tema diferente de escrita, além de números mínimo e máximo de carateres.

Neste sentido, o nosso colégio esteve representado com três textos do 9ºA, nomeadamente de Ricardo Guerra, Marta Lopes e Rita Teixeira, num imenso mar de 68 escolas e 166 participantes.

Foi, pois, com muito orgulho que recebemos a notícia que o nosso aluno Ricardo Guerra ganhara uma menção honrosa, com o conto subordinado ao tema proposto aos grupos A3 e B3: a tolerância.

O conto vencedor, de nome “O Par Ímpar”, narra a história de amor entre um Terno e uma Manilha, números primos, que eram por essa razão, incompreendidos pelos habitantes da aldeia onde viviam, Numerolândia. Ainda assim, eles resistiram à reprovação das pessoas e conceberam uma criança, o número Zero, que era, também, discriminado. No entanto, após muito esforço, Zero encontrou o seu lugar no mundo e ensinou ao seu país, a Numerolândia, que a tolerância leva sempre a melhor.

Leiam que vale a pena!                                                                                                           

Ricardo Guerra // 9º A

PARABÉNS AO PREMIADO, que uma vez mais, esteve na linha da frente e revelou que caráter e talento podem caminhar juntos, tal como a Matemática e o Português.

 

 

[2017-05-22]

Destaques

Atividade de Enriquecimento Curricular Xadrez
Xeque-mate é a regra!

Dia Mundial da Saúde Mental
Tivemos a honra de contar com convidados, cujas intervenções foram de excelente qualidade

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano