MELHOR ESCOLA

voltar MELHOR ESCOLA

 

O projeto “O Gaiense”, destinado a alunos do ensino secundário do Concelho de Vila Nova de Gaia, visou a criação de um jornal escolar, cuja preparação nos acompanhou desde janeiro. Foram meses de trabalho árduo, múltiplas reuniões, demonstrações de pontos de vista e de trocas de ideias. Contudo, o balanço é, indiscutivelmente, positivo.

Votar
Desde logo, abraçámos este projeto inédito com entusiasmo. Na verdade, a oportunidade de ver os textos da nossa autoria num jornal foi deveras aliciante e as ideias não tardaram a surgir, pelo que a distribuição equitativa de tarefas não deixou nenhum “jornalista” de fora, dado o volume de trabalho.

Desta forma, notícias, reportagens e cartoons foram, paulatinamente, ganhando dimensão e o orgulho de ver o resultado final, foi-se tornando cada vez mais real.

Fomos, ultrapassando obstáculos e começamos a passar do pensamento à ação, ou seja, ao papel. Só, então, compreendemos o intenso e rigoroso trabalho de um jornalista, que, num período de tempo muito reduzido, tem que tomar decisões

O projeto, para além de nos ter colocado na pele de um verdadeiro jornalista, ajudou-nos a melhorar a nossa responsabilidade, a nossa capacidade de escrita, o cumprimento de prazos e, mais importante de tudo, a nossa criatividade.

Demos o nosso contributo para que fechasse em grande, ou pelo menos é essa a nossa convicção. O nosso jornal abre as portas do conhecimento, mostrando quem somos, como escola e como cidadãos. Informa, onde e como vivemos, no passado e atualmente. Documenta e analisa a realidade dos nossos dias. Espicaça a curiosidade dos mais velhos e contribui para o enriquecimento cultural dos mais novos. Espelhamos a nossa visão de escola e de sociedade. Realizamos, pois, um bom trabalho.

Para além do jornal, produzimos um vídeo revelador do nosso trabalho de equipa e da nossa criatividade enquanto alunos do CNSB, fazendo eco dos nossos projetos e atividades. No programa Grandes Manhãs, do Porto Canal, mostramos, uma vez mais, que merecemos a confiança que depositaram na equipa.

Assim, resta, agora, apelar ao voto para que possamos ganhar um dos prémios, nomeadamente o Prémio Online, cuja votação se irá realizar de 8 a 18 de maio, na página do Facebook de O Gaiense. Para além deste prémio existem outros como: Melhor Jornal, Melhor capa, Melhor Grafismo, Melhor Fotografia, Melhor Reportagem, Melhor Entrevista… que irão ser entregues no dia 27 de maio na Gala “Melhor Escola”.

Estamos certos que, independentemente do resultado, demos o nosso melhor e a oportunidade de vermos o nosso jornal publicado foi um enorme reconhecimento. Foi, sem dúvida, uma aposta ganha. O nosso agradecimento ao Jornal, O Gaiense, pela iniciativa, que esperamos, muito sinceramente, que fique nos hábitos dos alunos das escolas de Vila Nova de Gaia. Até ao próximo ano! 

Marta Naldinho 12º ano

[2017-05-12]

Destaques

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?

Viagem a Paris do 9º ano, de 13 a 16 de fevereiro de 2018
Matematicamente falando, esta jornada traduz-se pelos números 5, 7, 8 e 12. O número 5 como hora de encontro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os números 7 e 8 como a hora do pequeno-almoço e o número 12 como a média de quilómetros que caminhávamos por dia.

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training