Jantar de finalistas 2016/2017

voltar Jantar de finalistas 2016/2017

E eis que o dia tão esperado chegou. Após tantos anos a ver os colegas mais velhos participarem no baile de finalistas, o nosso momento aconteceu. A cerimónia realizou-se no dia 28 de abril, na Quinta da Velha, em Crestuma.

Ao final da tarde os participantes foram comparecendo na quinta sobranceira ao rio Douro, aproveitando para usufruir dos últimos raios de sol num cenário tranquilo e majestoso. Algumas alunas fizeram-se transportar numa limousine branca. Foi uma chegada em grande! À entrada tivemos uma pequena sessão fotográfica individual ou acompanhada por familiares e amigos. Eram vestidos de várias cores e feitios e fatos sóbrios com gravatas ou laços a combinar. E muitos, muitos sorrisos. Não era de admirar! Estávamos todos, modéstia à parte, muito elegantes e à altura do evento.

Os aperitivos decorreram no jardim assente num dos socalcos mais altos da quinta e próximo ao salão de festas. Alunos e convidados puderam conversar e apreciar a bela paisagem do vale do Douro.

Ao lusco-fusco fomo-nos dirigindo para o interior do salão situado no primeiro andar do edifício com a fachada envidraçada virada para o rio. Ainda os convidados se estavam a acomodar aos lugares quando foram surpreendidos com a abertura do baile. Dançamos uma valsa ao som da banda sonora do filme “La La Land”. Era ver os familiares, convidados e professores todos deliciados!

Seguiu-se o jantar para recuperar das sensações fortes da entrada e da valsa e nos preparar para as emoções que se avizinhavam. E foi o que aconteceu! No final da refeição, houve palavras de agradecimento e homenagem aos professores que nos acompanharam nesta longa viagem de formação. Viveram-se momentos únicos pontuados com humor e algumas lágrimas à mistura. Ninguém ficou imune!

O nosso diretor pedagógico, Dr. Luís Caetano, dirigiu-nos breves palavras de felicitações, encorajamento e de alerta para os desafios que iremos enfrentar, relembrando a necessidade de continuar a apostar no conhecimento.

E as emoções voltaram à flor da pele com a passagem de um vídeo com fotografias tiradas ao longo dos vários ciclos letivos, nas viagens culturais e em diversos momentos de convívio. Como o tempo passou!

Após tantos sobressaltos emocionantes ainda houve tempo para dançar no salão e conversar no jardim. Parece que a noite não tinha fim. Mas teve…

Com um olhar nostálgico, separamo-nos com a alma repleta de recordações e a certeza da vontade de concretizar novos projetos!

Pedro Lopes
12º1

[2017-05-11]

Destaques

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Viagem Cultural a Paris
Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

Viagem Cultural a Berlim
Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.