Deputados por um dia

voltar Deputados por um dia

No passado dia 13 de março, no Auditório Venepor da Maia, realizou-se a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Secundário, subordinada ao tema “A Constituição que temos e a que queremos: Desafios ao Poder Local”, tendo o nosso colégio sido representado pelos alunos Francisco Gomes (10º ano), Pedro Lopes (12º ano) e Marta Naldinho (12º ano).

A sessão foi aberta pelo presidente da mesa que deu as boas vindas aos representantes das mais de quarenta escolas presentes. De seguida, tiveram lugar vários discursos de abertura por parte de diversas entidades e, ainda, um momento de esclarecimento de dúvidas com o deputado João Torres (PS) sobre o funcionamento da Assembleia da República, a vida de um deputado e outros temas da atualidade.

Após esclarecidas algumas das dúvidas das várias escolas, os deputados eleitos deram início a uma breve apresentação do seu projeto de recomendação, concretizado em três medidas discutidas e aprovadas nas respetivas sessões escolares.

Depois da apresentação dos projectos, tivemos oportunidade de colocar questões de forma a esclarecer alguns pontos das propostas anteriormente apresentadas, bem como de responder a questões colocadas por outros deputados. Seguiu-se a votação dos projetos de recomendação e a escolha daquele que iria servir de base ao debate na especialidade.

Concluída a sessão da manhã, seguiu-se o almoço na Escola Secundária da Maia. Foi um momento de convívio e de estreitamento de laços entre os participantes.

À tarde, retomados os trabalhos, os vários deputados dividiram-se em grupos de forma a debater e apresentar propostas de aditamento, de alteração de redação e de substituição ao projeto base mais votado.

Feita a entrega das propostas à mesa da Assembleia, deu-se início ao debate na especialidade e à votação das propostas dos vários grupos, tendo sido apenas aprovada mais uma medida.

Tiveram, ainda, lugar mais duas votações: a eleição dos deputados que vão representar o nosso distrito e a do porta voz do nosso círculo eleitoral.

O parlamento dos jovens é, assim, uma iniciativa que desenvolve as competências dos jovens para a intervenção cívica ativa e para o aprofundamento da consciência social necessárias à resolução dos problemas da vida em sociedade.

Apesar de não termos passado à fase seguinte, acabamos por ter uma votação significativa e intervir na defesa das ideias que consideramos serem as melhores. A nossa participação permitiu contribuir para a discussão sobre temas importantes para o nosso país, para além de darmos a conhecer o nosso colégio. Acreditamos que, efetivamente, temos o futuro nas nossas mãos e que podemos trabalhar para a construção de um mundo melhor

 

Francisco Gomes
Pedro Lopes
Marta Naldinho

[2017-03-21]

Destaques

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?

Viagem a Paris do 9º ano, de 13 a 16 de fevereiro de 2018
Matematicamente falando, esta jornada traduz-se pelos números 5, 7, 8 e 12. O número 5 como hora de encontro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os números 7 e 8 como a hora do pequeno-almoço e o número 12 como a média de quilómetros que caminhávamos por dia.

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training