Deputados por um dia

voltar Deputados por um dia

No passado dia 13 de março, no Auditório Venepor da Maia, realizou-se a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Secundário, subordinada ao tema “A Constituição que temos e a que queremos: Desafios ao Poder Local”, tendo o nosso colégio sido representado pelos alunos Francisco Gomes (10º ano), Pedro Lopes (12º ano) e Marta Naldinho (12º ano).

A sessão foi aberta pelo presidente da mesa que deu as boas vindas aos representantes das mais de quarenta escolas presentes. De seguida, tiveram lugar vários discursos de abertura por parte de diversas entidades e, ainda, um momento de esclarecimento de dúvidas com o deputado João Torres (PS) sobre o funcionamento da Assembleia da República, a vida de um deputado e outros temas da atualidade.

Após esclarecidas algumas das dúvidas das várias escolas, os deputados eleitos deram início a uma breve apresentação do seu projeto de recomendação, concretizado em três medidas discutidas e aprovadas nas respetivas sessões escolares.

Depois da apresentação dos projectos, tivemos oportunidade de colocar questões de forma a esclarecer alguns pontos das propostas anteriormente apresentadas, bem como de responder a questões colocadas por outros deputados. Seguiu-se a votação dos projetos de recomendação e a escolha daquele que iria servir de base ao debate na especialidade.

Concluída a sessão da manhã, seguiu-se o almoço na Escola Secundária da Maia. Foi um momento de convívio e de estreitamento de laços entre os participantes.

À tarde, retomados os trabalhos, os vários deputados dividiram-se em grupos de forma a debater e apresentar propostas de aditamento, de alteração de redação e de substituição ao projeto base mais votado.

Feita a entrega das propostas à mesa da Assembleia, deu-se início ao debate na especialidade e à votação das propostas dos vários grupos, tendo sido apenas aprovada mais uma medida.

Tiveram, ainda, lugar mais duas votações: a eleição dos deputados que vão representar o nosso distrito e a do porta voz do nosso círculo eleitoral.

O parlamento dos jovens é, assim, uma iniciativa que desenvolve as competências dos jovens para a intervenção cívica ativa e para o aprofundamento da consciência social necessárias à resolução dos problemas da vida em sociedade.

Apesar de não termos passado à fase seguinte, acabamos por ter uma votação significativa e intervir na defesa das ideias que consideramos serem as melhores. A nossa participação permitiu contribuir para a discussão sobre temas importantes para o nosso país, para além de darmos a conhecer o nosso colégio. Acreditamos que, efetivamente, temos o futuro nas nossas mãos e que podemos trabalhar para a construção de um mundo melhor

 

Francisco Gomes
Pedro Lopes
Marta Naldinho

[2017-03-21]

Destaques

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Viagem Cultural a Paris
Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

Viagem Cultural a Berlim
Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.