PERCURSOS pelo DESENHO - Pequenos Grandes Artistas

voltar PERCURSOS pelo DESENHO -  Pequenos Grandes Artistas

PARABÉNS SUPER ARTISTAS! 

Os Pequenos Grandes Artistas do ATELIER OLHARES CRIATIVOS foram envolvidos numa aventura, participaram com obras na exposição “PERCURSOS pelo DESENHO”.
A vontade de CRIAR novos Olhares, mais esclarecidos, mais despertos, mais sábios para tudo o que nos rodeia, trilhou a vontade de projetar e concretizar uma exposição sobre o DESENHO na FUNDAÇÃO JOSÉ RODRIGUES.

O grupo dos Pequenos Grandes Artistas ficou fascinado com a ideia.

Esta exposição revelou-se uma verdadeira descoberta, recheada de encantamento, o tal que move, que constrói uma real aprendizagem.

Abriu um Mundo Novo nos olhares destas crianças.
Olhares que viram, que sentiram, que questionaram, que compreenderam, que registaram, que despertaram a vontade de EXPERIMENTAR o NOVO: novos suportes, novas formas, novas conjugações de cores.
A criação foi um deslumbramento, abriu novas possibilidades para transmitir emoções.
A expressão “EU CONSIGO” passou a ser evidente no vocabulário das crianças e o seu sorriso uma constante.

Restos de tudo são transmutados em vida! Papéis, madeiras, caixas, cartões, foram os suportes eleitos no intuito de uma nova VIDA de significados.
As obras começaram a surgir a bom ritmo e com uma qualidade já assinalável para estas idades, e tornou-se necessário um local mais representativo para as expor, com o objetivo de “provocar” a mutação de OLHARES.
Arte que circula provoca, move, desconstrói, para edificar o NOVO.
O deslumbramento é bem visível nos Pequenos Grandes Artistas, afinal, “eu consigo e sou válido, o que eu faço é apreciado, é relevante”.

Porquê a ARTE?

Por tudo isto e muito mais. Pelo poder transformador, integrador, de todos os nossos seres no todo. A compreensão de nós mesmos e o entendimento dos outros constrói as vontades e os à-vontades de edificar o NOVO no TODO. Olhares CRIATIVOS, Olhares ESCLARECIDOS!

 

Até à próxima viagem

 

Fernanda Santos
Artista Plástica
Educadora Artística

[2017-01-10]

Destaques

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Viagem Cultural a Paris
Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

Viagem Cultural a Berlim
Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.