Bonança Ecológica

voltar Bonança Ecológica

No passado dia 18 de novembro, as turmas do 10º ano 1 (Agrupamento de Ciências e Tecnologias) e 10º ano 2 (Agrupamento de Ciências Socio - Económicas) realizaram uma recolha de lixo em algumas ruas de Vila Nova de Gaia no âmbito do projeto Ecologia para uma cidadania mais responsável, da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, EMRC.

Algumas semanas antes, estas duas turmas, que têm a disciplina de E.M.R.C. em conjunto, foram divididas em grupos de trabalho nesta mesma disciplina. Cada grupo deveria desenvolver um projeto ecológico. Um dos grupos idealizou uma recolha de lixo pelas duas turmas em alguns locais de Vila Nova de Gaia. A ideia foi aprovada e as turmas dispuseram-se a abraçar, de bom grado, a iniciativa com o intuito de cuidar do ambiente, sendo este a nossa Casa Comum.

Apesar da atividade se ter realizado de manhã, entre as oito e meia e as dez horas, por volta da altura em que os funcionários municipais estariam a terminar a limpeza das ruas, foram recolhidos perto de uma dezena de sacos de lixo de 50 litros cada, cheios, que foram depois colocados em ecopontos apropriados. Constatámos que é lamentável a quantidade de lixo que encontramos no nosso caminho e aproveitamos esta oportunidade para apelar ao bom senso de todos para a recolha e separação do seu próprio lixo, dado ser um gesto tão simples, se executado por cada um, e tão benéfico ao ambiente.

Ao longo do nosso percurso pela Avenida da República, Jardim Soares dos Reis e ruas ao redor da Câmara Municipal de Gaia, fomos abordados por várias pessoas que demonstraram interesse no nosso projeto, e, com isto, desejamos que surjam novas ideias para tornar o mundo um lugar melhor.

Esta iniciativa cumpriu o seu propósito de limpar as ruas e sensibilizar todos aqueles que observassem os alunos para que também se sentissem no dever de não deitarem lixo para o chão. Com esta notícia pretende-se também contagiar os leitores para que tenham consciência e responsabilidade ecológicas.

Por fim, não podemos deixar de mencionar que esta experiência nos marcou e mal seja possível, com certeza, voltaremos a repetir.

Marta Costa, Nuno Pinto, Tiago Moreira - 10º1
Francisca Barbosa - 10º2                 

 

[2017-01-02]

Destaques

#FénaPaz #21setembro #DiadaPaz
Instituído em 1981 pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de paz no mundo.

Um dia para recordar
O dia 14 de setembro começou bem cedo para os bailarinos do Colégio Nossa Senhora da Bonança

Abertura do ano letivo 2017-2018
Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito...

CONCURSO "UMA AVENTURA LITERÁRIA 2017"
Uma vez mais, o CNSB participou no Concurso ?Uma Aventura Literária 2017?, promovido pela Editorial Caminho e, divididos por ciclos, associaram-se à iniciativa, individualmente, na modalidade de Texto Original.

SuperTmatik
Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do segundo e terceiro ciclos do CNSB concorreram ao SuperTmatik.

Canguru Matemático sem Fronteiras
Foi com grande entusiasmo e alegria que os alunos que participaram no concurso Canguru Matemático sem Fronteiras viram os seus resultados serem publicados no passado dia trinta de maio

Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!
CNSB, volta a pontuar

MELHOR ESCOLA
Vota no teu Jornal

Jantar de finalistas 2016/2017
E eis que o dia tão esperado chegou. Após tantos anos a ver os colegas mais velhos participarem no baile de finalistas, o nosso momento aconteceu. A cerimónia realizou-se no dia 28 de abril, na Quinta da Velha, em Crestuma.

Participação encorajadora dos nossos artistas fora de portas
Os alunos do 10º e 11º anos, de Artes, do CNSB, mostram o seu talento