Semana Missionária

voltar Semana Missionária

Realizou-se mais uma semana missionária no CNSB com sorrisos, cor e testemunhos de vida felizes de quem trouxe “Boas Notícias” da África, Europa e Ásia, por onde andou durante os meses de Julho e Agosto, deixando a sua marca de bem fazer. A semana, aconteceu no 90º Aniversário da comemoração do Dia Mundial das Missões. Feliz coincidência, uma vez que a Bonança celebra os seus 90 anos de vida. 

Pudemos viajar até Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, Bulgária e Cambodja, na partilha/testemunho da juventude do CNSB que ousou cruzar oceanos e estradas, empreender caminhos de bem fazer, trocar as férias por ações de voluntariado em favor do outro cujo nome, rosto e história desconhecíamos. Levamos um pouco de nós, juntamente com a nossa paixão e imensa vontade de viver. Ensinamos, brincamos, acolhemos e fomos acolhidos, celebramos a fé, sofremos, quisemos desistir, sentimos saudades, servimos generosamente, partilhamos a vida… Foi muito gratificante a experiência e foi bem mais o que recebemos do que aquilo que efetivamente pudemos dar. Foram meses de imensa audácia, de sacrifícios a todos os níveis, de doação a toda a prova, de alegria genuína e contagiante, própria de quem se dá por amor.

A nossa gratidão às pessoas que nos proporcionaram espaço/tempo para pormos a render os nossos talentos, o engenho e a criatividade. Igualmente, agradecemos às pessoas que nos ajudaram a concretizar o nosso sonho de partir em missão por terras longínquas.

Da semana missionária constaram, não só testemunhos missionários, mas também experiências de missão cá dentro - “ad intra” - levadas a cabo pelos alunos do 11º Ano (turmas 1,2,3 e 4) que se puseram a caminho e brindaram os Gaienses com gestos, mensagens e presença de alegria e esperança. No dizer dos alunos, foi uma experiência gratificante, pois quebrou a rotina das pessoas, alegrou os seus dias e restituiu esperança ao coração de muita gente.

Bem haja à juventude do CNSB pela disponibilidade de coração e entusiasmo com que sempre acolhe esta Semana.

Deixámos o testemunho da Beatriz do 12º 1: «O meu nome é Beatriz, tenho 17 anos, sou da turma 12º 1. Estas férias decidi fazer algo diferente. Troquei o Porto por Stara Zagora, uma pequena cidade no centro da Bulgária, onde vivi dois dos melhores meses da minha vida. Fui voluntária numa organização que ajudava e promovia atividades educativas para crianças da zona. Foi uma experiência única.

Nos primeiros dias não foi fácil: as saudades da família, as dificuldades de comunicação (os búlgaros não falam inglês!), o alfabeto diferente, o clima, as tarefas domésticas, as idas ao supermercado, as atividades da organização, tudo era novidade para mim. Mas, aos poucos foi melhorando, a partir da segunda semana ficou mais fácil e a sensação de pertencer àquele lugar ia crescendo.

Do programa de voluntariado, fazia parte a organização de todo o trabalho a realizar. Eu e outros voluntários (de várias nacionalidades) organizámos um campo de férias para crianças dos 6 aos 12 anos. Foi uma experiência gratificante…

Ao recordar esses dois meses, só consigo ficar agradecida à vida, por me ter dado esta oportunidade fantástica. Agora espero conseguir incentivar mais jovens a partir em busca da aventura da sua vida.»

[2017-01-02]

Destaques

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?

Viagem a Paris do 9º ano, de 13 a 16 de fevereiro de 2018
Matematicamente falando, esta jornada traduz-se pelos números 5, 7, 8 e 12. O número 5 como hora de encontro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os números 7 e 8 como a hora do pequeno-almoço e o número 12 como a média de quilómetros que caminhávamos por dia.

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training