Semana Missionária

voltar Semana Missionária

Realizou-se mais uma semana missionária no CNSB com sorrisos, cor e testemunhos de vida felizes de quem trouxe “Boas Notícias” da África, Europa e Ásia, por onde andou durante os meses de Julho e Agosto, deixando a sua marca de bem fazer. A semana, aconteceu no 90º Aniversário da comemoração do Dia Mundial das Missões. Feliz coincidência, uma vez que a Bonança celebra os seus 90 anos de vida. 

Pudemos viajar até Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, Bulgária e Cambodja, na partilha/testemunho da juventude do CNSB que ousou cruzar oceanos e estradas, empreender caminhos de bem fazer, trocar as férias por ações de voluntariado em favor do outro cujo nome, rosto e história desconhecíamos. Levamos um pouco de nós, juntamente com a nossa paixão e imensa vontade de viver. Ensinamos, brincamos, acolhemos e fomos acolhidos, celebramos a fé, sofremos, quisemos desistir, sentimos saudades, servimos generosamente, partilhamos a vida… Foi muito gratificante a experiência e foi bem mais o que recebemos do que aquilo que efetivamente pudemos dar. Foram meses de imensa audácia, de sacrifícios a todos os níveis, de doação a toda a prova, de alegria genuína e contagiante, própria de quem se dá por amor.

A nossa gratidão às pessoas que nos proporcionaram espaço/tempo para pormos a render os nossos talentos, o engenho e a criatividade. Igualmente, agradecemos às pessoas que nos ajudaram a concretizar o nosso sonho de partir em missão por terras longínquas.

Da semana missionária constaram, não só testemunhos missionários, mas também experiências de missão cá dentro - “ad intra” - levadas a cabo pelos alunos do 11º Ano (turmas 1,2,3 e 4) que se puseram a caminho e brindaram os Gaienses com gestos, mensagens e presença de alegria e esperança. No dizer dos alunos, foi uma experiência gratificante, pois quebrou a rotina das pessoas, alegrou os seus dias e restituiu esperança ao coração de muita gente.

Bem haja à juventude do CNSB pela disponibilidade de coração e entusiasmo com que sempre acolhe esta Semana.

Deixámos o testemunho da Beatriz do 12º 1: «O meu nome é Beatriz, tenho 17 anos, sou da turma 12º 1. Estas férias decidi fazer algo diferente. Troquei o Porto por Stara Zagora, uma pequena cidade no centro da Bulgária, onde vivi dois dos melhores meses da minha vida. Fui voluntária numa organização que ajudava e promovia atividades educativas para crianças da zona. Foi uma experiência única.

Nos primeiros dias não foi fácil: as saudades da família, as dificuldades de comunicação (os búlgaros não falam inglês!), o alfabeto diferente, o clima, as tarefas domésticas, as idas ao supermercado, as atividades da organização, tudo era novidade para mim. Mas, aos poucos foi melhorando, a partir da segunda semana ficou mais fácil e a sensação de pertencer àquele lugar ia crescendo.

Do programa de voluntariado, fazia parte a organização de todo o trabalho a realizar. Eu e outros voluntários (de várias nacionalidades) organizámos um campo de férias para crianças dos 6 aos 12 anos. Foi uma experiência gratificante…

Ao recordar esses dois meses, só consigo ficar agradecida à vida, por me ter dado esta oportunidade fantástica. Agora espero conseguir incentivar mais jovens a partir em busca da aventura da sua vida.»

[2017-01-02]

Destaques

Visita Cultural à Cidade do Porto
CNSB Intercultural - hospitalidade e Educação

CNSB Intercultural - Hospitalidade e Educação
Jantar de Acolhimento aos Nacionais de Países Terceiros (NPT)

Dia de S. Francisco no CNSB
Hoje, dia de S. Francisco de Assis, inspirador do carisma franciscano e nosso patrono

#FénaPaz #21setembro #DiadaPaz
Instituído em 1981 pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de paz no mundo.

Um dia para recordar
O dia 14 de setembro começou bem cedo para os bailarinos do Colégio Nossa Senhora da Bonança

Abertura do ano letivo 2017-2018
Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito...

CONCURSO "UMA AVENTURA LITERÁRIA 2017"
Uma vez mais, o CNSB participou no Concurso ?Uma Aventura Literária 2017?, promovido pela Editorial Caminho e, divididos por ciclos, associaram-se à iniciativa, individualmente, na modalidade de Texto Original.

SuperTmatik
Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do segundo e terceiro ciclos do CNSB concorreram ao SuperTmatik.

Canguru Matemático sem Fronteiras
Foi com grande entusiasmo e alegria que os alunos que participaram no concurso Canguru Matemático sem Fronteiras viram os seus resultados serem publicados no passado dia trinta de maio

Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!
CNSB, volta a pontuar