Semana Missionária

voltar Semana Missionária

Realizou-se mais uma semana missionária no CNSB com sorrisos, cor e testemunhos de vida felizes de quem trouxe “Boas Notícias” da África, Europa e Ásia, por onde andou durante os meses de Julho e Agosto, deixando a sua marca de bem fazer. A semana, aconteceu no 90º Aniversário da comemoração do Dia Mundial das Missões. Feliz coincidência, uma vez que a Bonança celebra os seus 90 anos de vida. 

Pudemos viajar até Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, Bulgária e Cambodja, na partilha/testemunho da juventude do CNSB que ousou cruzar oceanos e estradas, empreender caminhos de bem fazer, trocar as férias por ações de voluntariado em favor do outro cujo nome, rosto e história desconhecíamos. Levamos um pouco de nós, juntamente com a nossa paixão e imensa vontade de viver. Ensinamos, brincamos, acolhemos e fomos acolhidos, celebramos a fé, sofremos, quisemos desistir, sentimos saudades, servimos generosamente, partilhamos a vida… Foi muito gratificante a experiência e foi bem mais o que recebemos do que aquilo que efetivamente pudemos dar. Foram meses de imensa audácia, de sacrifícios a todos os níveis, de doação a toda a prova, de alegria genuína e contagiante, própria de quem se dá por amor.

A nossa gratidão às pessoas que nos proporcionaram espaço/tempo para pormos a render os nossos talentos, o engenho e a criatividade. Igualmente, agradecemos às pessoas que nos ajudaram a concretizar o nosso sonho de partir em missão por terras longínquas.

Da semana missionária constaram, não só testemunhos missionários, mas também experiências de missão cá dentro - “ad intra” - levadas a cabo pelos alunos do 11º Ano (turmas 1,2,3 e 4) que se puseram a caminho e brindaram os Gaienses com gestos, mensagens e presença de alegria e esperança. No dizer dos alunos, foi uma experiência gratificante, pois quebrou a rotina das pessoas, alegrou os seus dias e restituiu esperança ao coração de muita gente.

Bem haja à juventude do CNSB pela disponibilidade de coração e entusiasmo com que sempre acolhe esta Semana.

Deixámos o testemunho da Beatriz do 12º 1: «O meu nome é Beatriz, tenho 17 anos, sou da turma 12º 1. Estas férias decidi fazer algo diferente. Troquei o Porto por Stara Zagora, uma pequena cidade no centro da Bulgária, onde vivi dois dos melhores meses da minha vida. Fui voluntária numa organização que ajudava e promovia atividades educativas para crianças da zona. Foi uma experiência única.

Nos primeiros dias não foi fácil: as saudades da família, as dificuldades de comunicação (os búlgaros não falam inglês!), o alfabeto diferente, o clima, as tarefas domésticas, as idas ao supermercado, as atividades da organização, tudo era novidade para mim. Mas, aos poucos foi melhorando, a partir da segunda semana ficou mais fácil e a sensação de pertencer àquele lugar ia crescendo.

Do programa de voluntariado, fazia parte a organização de todo o trabalho a realizar. Eu e outros voluntários (de várias nacionalidades) organizámos um campo de férias para crianças dos 6 aos 12 anos. Foi uma experiência gratificante…

Ao recordar esses dois meses, só consigo ficar agradecida à vida, por me ter dado esta oportunidade fantástica. Agora espero conseguir incentivar mais jovens a partir em busca da aventura da sua vida.»

[2017-01-02]

Destaques

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.