Dia Mundial da Ciência

voltar Dia Mundial da Ciência

Na passada quinta-feira, dia 24 de novembro, os alunos de ciências e tecnologias do 12º ano prepararam diversas atividades dedicadas, sobretudo, aos mais pequenos, com o intuito de celebrar o Dia Mundial da Ciência.

Num primeiro momento, apresentaram várias experiências para que as turmas do 1º ciclo pudessem ter um contacto mais próximo com a ciência. Foi-lhes dada a oportunidade de observarem e realizarem várias atividades relacionadas com a Biologia, a Química e a Física, aplicadas a situações do quotidiano. Desde a extração do ADN à produção de queijo fresco e perfume de coco, até às areias movediças, ao submarino e ao foguetão, foram muitas as iniciativas e para todos os gostos.

Porém, não foram só os alunos do secundário que fizeram experiências. Os meninos do pré-escolar, devidamente equipados, quiseram provar que também eles são uns “pequenos cientistas”, mostrando como se põem minhocas a dançar ou se decifra uma mensagem secreta.

Relativamente, aos alunos do 2º ciclo, também, eles tiveram a oportunidade de ser verdadeiros cientistas e realizar uma atividade denominada "Cores espumantes". Para a execução desta atividade foi importante a colaboração da Yscience que ajudou a comemorar o Dia Mundial da Ciência.

A adesão dos alunos e a vontade de conhecer foram os ingredientes chave para o sucesso desta iniciativa que permitiu aumentar o interesse pela ciência, demonstrando que ela é, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento humano.

Pedro Lopes

12º ano 

[2016-12-08]

Destaques

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Viagem Cultural a Paris
Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

Viagem Cultural a Berlim
Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.