Dia de S. Francisco mobiliza toda a comunidade educativa

voltar Dia de S. Francisco mobiliza toda a comunidade educativa

No passado dia 4 de outubro, o Colégio de Nossa Senhora da Bonança encheu-se de júbilo e de festa para comemorar o dia de São Francisco, seu patrono e fundador da ordem franciscana. Associou a esta data significativa a inauguração e bênção da escultura da Irmã Maria Clara do Menino Jesus, fundadora da CONFHIC, como marco das comemorações dos 90 anos de existência do CNSB, cujo legado e Carisma brotou da vida e obra dos Fundadores.  

Inspirando-se na atitude de desprendimento do jovem de Assis, símbolo de pobreza evangélica, o CNSB mobilizou todos os alunos para uma reflexão sobre este valor, desafiando os alunos do secundário a participar numa experiência concreta de desprendimento e reveladora da sua importância.

Durante a manhã, houve “visitas” de São Francisco aos alunos mais novos, um momento de oração da manhã, cânticos, uma brilhante coreografia no ato de inauguração e bênção da escultura em homenagem à Irmã Maria Clara do Menino Jesus, que mereceu da madre superiora, Irmã Maria Cidália Pereira de Araújo, as seguintes palavras: «Aqui a temos, em nosso pátio: linda, serena, forte, terna, amiga, próxima… dizendo a cada um de nós que é atual o Carisma que nos legou:  “Lucere et fovere - iluminar e aquecer!” – em síntese, traduzido para a escultura, na expressão: EDUCAR PARA HUMANIZAR!»

Integrada nas comemorações dos 90 anos do CNSB, a celebração contou com a presença de elementos de toda a comunidade educativa, bem como de ilustres convidados, como Dom Manuel António Mendes, Bispo de São Tomé e Príncipe, Irmãs Conselheiras do Governo da Província de Santa Maria, o Sr. Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Dr. Delfim Sousa, e o escultor João Filipe Sá, autor da obra inaugurada que, nas palavras do nosso Diretor Pedagógico, Luís Caetano, «fez o milagre de transformar a rocha numa representação da Mãe Clara e da metáfora da sua missão educativa».

O dia ficou ainda marcado pela bênção de animais de estimação, lembrando a proteção que lhes é votada por São Francisco, pela plantação de amores-perfeitos, flor preferida da Irmã Maria Clara, enquanto símbolo de simplicidade, fragilidade e amor à Causa, e pela largada de 90 balões, que, de forma expressiva, desenharam no firmamento os 90 anos de hospitalidade franciscana em missão educativa e sugeriram o desprendimento lembrado e vivido, por estes dias, no CNSB, ao jeito de Francisco de Assis.  

 

[2016-10-10]

Destaques

FantasLíngua XI
Dias didáticos da Língua Materna - Palavra em movimento?

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training

CNSB celebra Natal Intercultural
O CNSB está em festa pelos seus noventa anos e quis partilhar com a família dos alunos do primeiro Ciclo a alegria de celebrar mais um Natal.

Café-concerto do secundário 2017
No dia 7 de dezembro, realizou-se o Café Concerto organizado pelos alunos do ensino secundário

Dia do Colégio 2017
O passado dia 8 de dezembro foi dia de festa para a família CNSB.

Dia Mundial da Ciência
No passado dia 22 de novembro, celebrou-se o dia mundial da ciência

Comemoração do dia do Colégio
Nos dias 7 e 8 de dezembro do CNSB estará em festa

Concurso Juvenes Translatores
No dia 23 de novembro, e em representação do nosso colégio, cinco alunas do 12º ano participaram no Concurso Juvenes Translatores

Visita Cultural à Cidade do Porto
CNSB Intercultural - hospitalidade e Educação

CNSB Intercultural - Hospitalidade e Educação
Jantar de Acolhimento aos Nacionais de Países Terceiros (NPT)