Dia de S. Francisco mobiliza toda a comunidade educativa

voltar Dia de S. Francisco mobiliza toda a comunidade educativa

No passado dia 4 de outubro, o Colégio de Nossa Senhora da Bonança encheu-se de júbilo e de festa para comemorar o dia de São Francisco, seu patrono e fundador da ordem franciscana. Associou a esta data significativa a inauguração e bênção da escultura da Irmã Maria Clara do Menino Jesus, fundadora da CONFHIC, como marco das comemorações dos 90 anos de existência do CNSB, cujo legado e Carisma brotou da vida e obra dos Fundadores.  

Inspirando-se na atitude de desprendimento do jovem de Assis, símbolo de pobreza evangélica, o CNSB mobilizou todos os alunos para uma reflexão sobre este valor, desafiando os alunos do secundário a participar numa experiência concreta de desprendimento e reveladora da sua importância.

Durante a manhã, houve “visitas” de São Francisco aos alunos mais novos, um momento de oração da manhã, cânticos, uma brilhante coreografia no ato de inauguração e bênção da escultura em homenagem à Irmã Maria Clara do Menino Jesus, que mereceu da madre superiora, Irmã Maria Cidália Pereira de Araújo, as seguintes palavras: «Aqui a temos, em nosso pátio: linda, serena, forte, terna, amiga, próxima… dizendo a cada um de nós que é atual o Carisma que nos legou:  “Lucere et fovere - iluminar e aquecer!” – em síntese, traduzido para a escultura, na expressão: EDUCAR PARA HUMANIZAR!»

Integrada nas comemorações dos 90 anos do CNSB, a celebração contou com a presença de elementos de toda a comunidade educativa, bem como de ilustres convidados, como Dom Manuel António Mendes, Bispo de São Tomé e Príncipe, Irmãs Conselheiras do Governo da Província de Santa Maria, o Sr. Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Dr. Delfim Sousa, e o escultor João Filipe Sá, autor da obra inaugurada que, nas palavras do nosso Diretor Pedagógico, Luís Caetano, «fez o milagre de transformar a rocha numa representação da Mãe Clara e da metáfora da sua missão educativa».

O dia ficou ainda marcado pela bênção de animais de estimação, lembrando a proteção que lhes é votada por São Francisco, pela plantação de amores-perfeitos, flor preferida da Irmã Maria Clara, enquanto símbolo de simplicidade, fragilidade e amor à Causa, e pela largada de 90 balões, que, de forma expressiva, desenharam no firmamento os 90 anos de hospitalidade franciscana em missão educativa e sugeriram o desprendimento lembrado e vivido, por estes dias, no CNSB, ao jeito de Francisco de Assis.  

 

[2016-10-10]

Destaques

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?

Viagem a Paris do 9º ano, de 13 a 16 de fevereiro de 2018
Matematicamente falando, esta jornada traduz-se pelos números 5, 7, 8 e 12. O número 5 como hora de encontro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os números 7 e 8 como a hora do pequeno-almoço e o número 12 como a média de quilómetros que caminhávamos por dia.

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training

CNSB celebra Natal Intercultural
O CNSB está em festa pelos seus noventa anos e quis partilhar com a família dos alunos do primeiro Ciclo a alegria de celebrar mais um Natal.

Café-concerto do secundário 2017
No dia 7 de dezembro, realizou-se o Café Concerto organizado pelos alunos do ensino secundário

Dia do Colégio 2017
O passado dia 8 de dezembro foi dia de festa para a família CNSB.

Dia Mundial da Ciência
No passado dia 22 de novembro, celebrou-se o dia mundial da ciência

Comemoração do dia do Colégio
Nos dias 7 e 8 de dezembro do CNSB estará em festa