CNSB na sessão da entrega de prémios das Olimpíadas da Língua Portuguesa

voltar CNSB na sessão da entrega de prémios das Olimpíadas da Língua Portuguesa

No passado dia 23 de setembro, sexta-feira, eu, Nuno Duarte Pereira Pinto, aluno do 10º ano do Agrupamento de Ciências e Tecnologias, dirigi-me a Sintra para receber o prémio de 3º lugar do escalão A (3º ciclo) nas Olimpíadas da Língua Portuguesa.                                                                                       

 Aproveito para acrescentar que apesar de frequentar o 10º ano, recebi o prémio na qualidade de aluno do 9º ano, tendo em conta que a prova foi realizada no passado ano letivo.

Fui acompanhado pelo meu pai e pela minha irmã, para além das professoras Luísa Pinto, Ermelinda Freitas, e da Irmã Nealtina Cassamá. Na Quinta da Regaleira, encontramo-nos com os organizadores do evento, com os restantes premiados e com outros convidados ligados à Língua Portuguesa. Durante a manhã, usufruímos de uma visita guiada à Quinta da Regaleira, em parte dinamizada pelos próprios premiados.

Para o almoço, dirigimo-nos ao Palácio de Monserrate, onde a cerimónia de entrega dos prémios teve lugar. Nessa altura, juntaram-se a nós alguns ilustres, nomeadamente o representante do Plano Nacional de Leitura (PNL), o Secretário de Estado da Educação e o Vice-Presidente do Município.

Depois da cerimónia, alguns convidados regressaram, logo a casa, devido ao avançado da hora e à distância que tinham de percorrer. Os resistentes puderam conhecer melhor o Palácio, quase totalmente restaurado, e o Jardim de Monserrate, com flora proveniente dos cinco continentes. Despedimo-nos dos atenciosos organizadores do evento e regressamos a casa muito felizes.

Na minha opinião, foi um dia que permitiu aprender muito sobre o património  histórico da Vila de Sintra, local privilegiado para residências e veraneio das famílias aristocráticas, desde o século XVIII, o que explica a profusão de palacetes e casas senhoriais espalhadas por toda a região. Além disso, o encanto da paisagem, os espaços verdes, os pequenos caminhos e as fontes de águas límpidas também nos ficarão na memória pelo agradável convívio que proporcionaram e pelas gargalhadas partilhadas.

Na verdade, foi um dia memorável e de grande responsabilidade, não só pelo que representou para mim, mas também pelo desejo de, no próximo ano, voltar a usufruir de outros momentos deslumbrantes.

Nuno Pinto, 10º Ano 

[2016-09-28]

Destaques

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?

Viagem a Paris do 9º ano, de 13 a 16 de fevereiro de 2018
Matematicamente falando, esta jornada traduz-se pelos números 5, 7, 8 e 12. O número 5 como hora de encontro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os números 7 e 8 como a hora do pequeno-almoço e o número 12 como a média de quilómetros que caminhávamos por dia.

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training

CNSB celebra Natal Intercultural
O CNSB está em festa pelos seus noventa anos e quis partilhar com a família dos alunos do primeiro Ciclo a alegria de celebrar mais um Natal.

Café-concerto do secundário 2017
No dia 7 de dezembro, realizou-se o Café Concerto organizado pelos alunos do ensino secundário

Dia do Colégio 2017
O passado dia 8 de dezembro foi dia de festa para a família CNSB.

Dia Mundial da Ciência
No passado dia 22 de novembro, celebrou-se o dia mundial da ciência

Comemoração do dia do Colégio
Nos dias 7 e 8 de dezembro do CNSB estará em festa