CNSB na sessão da entrega de prémios das Olimpíadas da Língua Portuguesa

voltar CNSB na sessão da entrega de prémios das Olimpíadas da Língua Portuguesa

No passado dia 23 de setembro, sexta-feira, eu, Nuno Duarte Pereira Pinto, aluno do 10º ano do Agrupamento de Ciências e Tecnologias, dirigi-me a Sintra para receber o prémio de 3º lugar do escalão A (3º ciclo) nas Olimpíadas da Língua Portuguesa.                                                                                       

 Aproveito para acrescentar que apesar de frequentar o 10º ano, recebi o prémio na qualidade de aluno do 9º ano, tendo em conta que a prova foi realizada no passado ano letivo.

Fui acompanhado pelo meu pai e pela minha irmã, para além das professoras Luísa Pinto, Ermelinda Freitas, e da Irmã Nealtina Cassamá. Na Quinta da Regaleira, encontramo-nos com os organizadores do evento, com os restantes premiados e com outros convidados ligados à Língua Portuguesa. Durante a manhã, usufruímos de uma visita guiada à Quinta da Regaleira, em parte dinamizada pelos próprios premiados.

Para o almoço, dirigimo-nos ao Palácio de Monserrate, onde a cerimónia de entrega dos prémios teve lugar. Nessa altura, juntaram-se a nós alguns ilustres, nomeadamente o representante do Plano Nacional de Leitura (PNL), o Secretário de Estado da Educação e o Vice-Presidente do Município.

Depois da cerimónia, alguns convidados regressaram, logo a casa, devido ao avançado da hora e à distância que tinham de percorrer. Os resistentes puderam conhecer melhor o Palácio, quase totalmente restaurado, e o Jardim de Monserrate, com flora proveniente dos cinco continentes. Despedimo-nos dos atenciosos organizadores do evento e regressamos a casa muito felizes.

Na minha opinião, foi um dia que permitiu aprender muito sobre o património  histórico da Vila de Sintra, local privilegiado para residências e veraneio das famílias aristocráticas, desde o século XVIII, o que explica a profusão de palacetes e casas senhoriais espalhadas por toda a região. Além disso, o encanto da paisagem, os espaços verdes, os pequenos caminhos e as fontes de águas límpidas também nos ficarão na memória pelo agradável convívio que proporcionaram e pelas gargalhadas partilhadas.

Na verdade, foi um dia memorável e de grande responsabilidade, não só pelo que representou para mim, mas também pelo desejo de, no próximo ano, voltar a usufruir de outros momentos deslumbrantes.

Nuno Pinto, 10º Ano 

[2016-09-28]

Destaques

Visita Cultural à Cidade do Porto
CNSB Intercultural - hospitalidade e Educação

CNSB Intercultural - Hospitalidade e Educação
Jantar de Acolhimento aos Nacionais de Países Terceiros (NPT)

Dia de S. Francisco no CNSB
Hoje, dia de S. Francisco de Assis, inspirador do carisma franciscano e nosso patrono

#FénaPaz #21setembro #DiadaPaz
Instituído em 1981 pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de paz no mundo.

Um dia para recordar
O dia 14 de setembro começou bem cedo para os bailarinos do Colégio Nossa Senhora da Bonança

Abertura do ano letivo 2017-2018
Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito...

CONCURSO "UMA AVENTURA LITERÁRIA 2017"
Uma vez mais, o CNSB participou no Concurso ?Uma Aventura Literária 2017?, promovido pela Editorial Caminho e, divididos por ciclos, associaram-se à iniciativa, individualmente, na modalidade de Texto Original.

SuperTmatik
Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do segundo e terceiro ciclos do CNSB concorreram ao SuperTmatik.

Canguru Matemático sem Fronteiras
Foi com grande entusiasmo e alegria que os alunos que participaram no concurso Canguru Matemático sem Fronteiras viram os seus resultados serem publicados no passado dia trinta de maio

Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!
CNSB, volta a pontuar