Jornadas Nacionais Escola Azul

voltar Jornadas Nacionais Escola Azul

Este evento contou com a participação de professores e alunos das 126 Escolas Azuis, os quais apresentaram as atividades que têm desenvolvido, no sentido de promover a Literacia do Oceano. Este programa nacional distingue e orienta as escolas participantes, no sentido de as envolver na promoção da literacia do oceano, em estreito contacto com municípios, universidades e outras entidades com papel ativo na educação marinha.

O Colégio de Nossa Senhora da Bonança, a única escola do Ensino Particular e Cooperativo do concelho de Vila Nova de Gaia galardoada com o título de Escola Azul, também esteve presente, tendo sido representado pela professora do 1º Ciclo, Luísa Gonçalves, coordenadora do projeto. Durante a sua intervenção, partilhou as iniciativas dinamizadas, ao longo dos últimos meses, cujo objetivo foi o envolvimento de toda a comunidade educativa na compreensão da influência que o oceano tem em todos nós e da nossa influência no oceano. Das suas palavras sobressaiu o facto de ser possível fazer uma abordagem integrada e holística do oceano, cruzando áreas do saber, numa aprendizagem transversal, inovadora e criativa, que favorece o desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa nos alunos.

Estas jornadas foram uma oportunidade de aprendizagem e partilha entre os vários intervenientes, os quais assumiram o compromisso de olhar para o oceano de forma consciente e informada, pois o impacto da ação humana está a comprometer, de forma significativa, o nosso futuro no planeta Terra.

[2019-05-11]

Destaques

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.