IX Encontro Nacional de Alunos de EMRC do Ensino Secundário

voltar IX Encontro Nacional de Alunos de EMRC do Ensino Secundário

Abeira-te foi o tema da nona edição do Encontro Nacional do Ensino Secundário, dirigido aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de todo o país. Este tema é em si uma alusão à localização do encontro, Viseu, cidade das Beiras, “um espaço onde os alunos se abeirem de si próprios, dos outros, da natureza e de Deus”.

Assim, nos dias 26 e 27 de abril, vinte e quatro alunos do nosso Colégio viajaram até Viseu para mais um encontro que, segundo a equipa nacional de EMRC, se revestiu de um momento oportuno para “conhecer a cidade de Viseu, as suas referências históricas e culturais na identidade portuguesa” e criar espaços de “reflexão sobre cada realidade para selecionar o essencial”.

Após duas horas de viagem, e com muito entusiasmo, fomos recebidos de braços abertos na Escola Secundária Viriato.

Depois dirigimo-nos até ao largo do Multiusos de Viseu, onde também nos sentimos muito bem-vindos. Aí, pudemos participar em algumas atividades de acolhimento para conhecermos os outros estudantes, provenientes de vários pontos do país, mas acima de tudo reencontrarmo-nos connosco próprios, com a natureza e com Deus.

Depois de um jantar partilhado e de uma visita rápida ao Fórum Viseu, entrámos no Multiusos onde estivemos quatro horas a ouvir boa música e onde houve tempo para a intervenção do Senhor Bispo de Viseu. 

Regressámos, por volta da uma hora da manhã, à escola de acolhimento, cansados e roucos, mas muito felizes. Lá, abrimos os nossos sacos-cama e dormimos no chão de uma sala de aula. Apesar de não ter sido obstáculo, quando acordámos, percebemos que a nossa cama é muito, mas muito mais confortável.

Após o pequeno-almoço, fizemos um Peddy Paper pela cidade, onde pudemos admirar a sua beleza, visitar algumas igrejas e ainda fazer alguns jogos com os escuteiros. Voltámos ao Multiusos para almoçar e, como forma de agradecimento, trouxemos para o nosso Colégio um carvalho, pelo facto de, simbolicamente, termos levado uma árvore para plantar, uma vez que uma área florestal considerável sofrera um grande incêndio, na região de Viseu.

Na viagem de regresso, pudemos perceber que tínhamos dormido poucas horas, pois quase todos, logo de imediato, adormeceram no autocarro. Os que permaneceram firmes aproveitaram para tirar fotos aos que dormiam... 

Mas tendo dormido ou não, a opinião geral é muito positiva, com o coração cheio por esta fantástica experiência. Na próxima edição, queremos participar de novo! Quem estiver curioso e quiser saber mais sobre o que lá se passou, pode consultar os links, abaixo, e perceber que valeu mesmo a pena, pois foi muito divertido e acima de tudo enriquecedor!

https://youtu.be/33Af4df73-Y
https://youtu.be/xgfu3EU47AM

Inês Poças 10.1

 

[2019-05-03]

Destaques

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.