Visita de estudo a Vila do Conde

voltar Visita de estudo a Vila do Conde

No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Fomos acompanhados, por uma guia, a uma réplica de uma nau quinhentista de pequeno porte, que nos explicou a organização social na nau, a vida a bordo, as diferentes tarefas e cargos desempenhados e os espaços associados.

No museu da alfândega dirigimo-nos a uma zona de arquivo, aberta aos visitantes, para pesquisa, onde fomos recebidos por uma outra guia, que nos esclareceu sobre a importância dos documentos, fonte representativa do nosso passado. Também nos apresentou alguns documentos históricos, relativos a Vila do Conde em português arcaico, mas com as devidas traduções.

Em seguida fomos fazer uma visita ao museu, onde nos foi atribuída mais uma guia que nos informou sobre as atividades desenvolvidas, os diferentes trabalhadores do local.

Por volta do meio-dia, voltámos ao colégio para retomar as aulas com uma nova experiência a recordar.

Ana Carolina Castro 8ºB

[2019-03-19]

Destaques

Visita de estudo a Vila do Conde

Viagem Cultural a Paris
Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

Viagem Cultural a Berlim
Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.

Encontro de Alunos do 7º ano dos Colégios da CONFHIC
No dia 8 de março, por volta das 8.30h, nós, os alunos de 7º ano do CNSB, entrámos no autocarro e iniciámos a nossa viagem até ao Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria. Chegámos por volta das 10.30h e, após um breve lanche, dirigimo-nos ao auditório onde vimos uma apresentação de dança e ouvimos um pequeno discurso.

TORNEIO DE FUTEBOL 1.º CICLO
A Apais quer agradecer a todos os que participaram no primeiro torneio de futebol

A APais está a organizar um torneio para pais e alunos do primeiro ciclo

Atividade de Enriquecimento Curricular Xadrez
Xeque-mate é a regra!

Dia Mundial da Saúde Mental
Tivemos a honra de contar com convidados, cujas intervenções foram de excelente qualidade

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001