Viagem Cultural a Paris

voltar Viagem Cultural a Paris

Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

No primeiro dia, após o check-in no hotel, iniciou-se a nossa aventura subterrânea, uma vez que muito do tempo foi passado a viajar nos túneis do metropolitano. Seguimos em direção ao “Carrossel do Louvre” onde almoçámos para posteriormente visitar o museu, no qual a professora Ana Elisa Freitas mostrou a sua vocação para guia turística. Ficamos todos arrebatados pela beleza dos sarcófagos, esfinges e estátuas, na ala dedicada ao Antigo Egito, e rodeámos a vitrine que albergava uma múmia de verdade, tirando fotografias e olhando com admiração. Deslocamo-nos pelo corredor grená até à sala onde está exposta a Monalisa, que nos seguiu com o olhar, até conseguirmos finalmente “furar” a multidão (maioritariamente constituída por asiáticos) que a rodeava, para tirar meia dúzia de fotos. Infelizmente, não tivemos oportunidade de visitar as outras secções do museu do Louvre, visto que o tempo já estava apertado e o Arco do Triunfo já estava à nossa espera para mais uma sessão de selfies e fotos de grupo.

Apesar das reduzidas horas de sono, começámos um novo dia cheio de energia e entusiasmo, ou não fosse o destino a DisneyLand. Chegados lá, ficámos fascinados pela beleza dos edifícios, pela música de fundo proveniente das enormes colunas e do ambiente mágico que parecia realmente “retirado” de um filme. Com as cabeças adornadas com as orelhas da Minnie, fizemos escala em todas as montanhas russas e assistimos a desfiles temáticos. Foi o dia mais frenético, onde não faltou adrenalina e muitas gargalhadas.

No terceiro dia fomos fazer uma visita à casa de Luís XIV, que certamente quereria que o seu palácio brilhasse tanto como o nome que lhe foi atribuído (Rei Sol), o que justificava a enorme quantidade de detalhes em ouro, tanto no interior, como no exterior. As salas eram verdadeiramente grandiosas, exibindo vários tipos de mármore e belíssimas pinturas no teto. Quanto ao chão…ficámos na dúvida se serviria para jogar xadrez. Caso contrário, o que explicaria tantos quadrados pretos e brancos?

Da parte da tarde fizemos um cruzeiro no Rio Sena, que nos deu uma perspetiva fantástica da arquitetura parisiense e da enorme quantidade de pontes. A vista da cidade era magnífica e a paisagem era digna de registo. Na ida para o restaurante, ao cair da noite, pudemos ver o quão bonita é a Torre Eiffel quando está iluminada, tornando Paris verdadeiramente romântica e fazendo jus à sua designação de cidade do amor.

Para terminar o dia em beleza e festejar o aniversário da Catarina Zanatto, “demos um pulinho” ao Hard Rock Café onde, ao som de boas bandas sonoras, lhe cantámos os parabéns com direito a uma fatia de bolo.

A manhã do último dia começou por servir para arrumar as últimas coisas na mala, o mais rapidamente possível, e rezar para que os souvenirs lá coubessem, pois o fabuloso Museu de Orsay já nos aguardava. Encantaram-nos as obras dos vários artistas, bem como o grande relógio que nos lembrou de imediato o universo de Harry Potter, pela sua semelhança com a estação de King’s Cross. No caminho para a Catedral de Notre-Dame fomos alertados sobre os mercados de livros, bandas desenhadas e outras antiguidades em segunda mão, característicos da zona.

Com muita pena, anunciamos o último destino da viagem: Montmartre. As manifestações dos coletes amarelos obrigaram à mudança de várias plataformas no metro, o que nos permitiu assistir a pequenas atuações de vários artistas, embora a mais marcante tenha sido o “Bella Ciao” ou “Penta Xau”, para quem preferir, tocada por um senhor muito carismático no seu acordeão. Montmartre é, de facto, uma zona encantadora e foi penoso tê-la abandonado tão cedo. As ruas, muito pitorescas, emanavam um delicioso cheiro a crepes a que, como é óbvio, não fomos imunes. Houve até quem comesse um salgado e um doce, para ter a experiência completa.

Lamentavelmente, a hora de regressar a Portugal aproximava-se, mas o que importa é que correu tudo pelo melhor. Por isso, fazemos questão de dirigir um agradecimento especial aos nossos professores Marisa Oliveira, Marisa Couto, Ana Elisa Freitas e Rui Mascarenhas, por terem garantido a nossa segurança e terem sido nossos companheiros de diversão nesta aventura maravilhosa.

Ana Luísa Bordalo, 9B

[2019-03-10]

Destaques

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Viagem Cultural a Paris

Viagem Cultural a Berlim
Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.

Encontro de Alunos do 7º ano dos Colégios da CONFHIC
No dia 8 de março, por volta das 8.30h, nós, os alunos de 7º ano do CNSB, entrámos no autocarro e iniciámos a nossa viagem até ao Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria. Chegámos por volta das 10.30h e, após um breve lanche, dirigimo-nos ao auditório onde vimos uma apresentação de dança e ouvimos um pequeno discurso.

TORNEIO DE FUTEBOL 1.º CICLO
A Apais quer agradecer a todos os que participaram no primeiro torneio de futebol

A APais está a organizar um torneio para pais e alunos do primeiro ciclo

Atividade de Enriquecimento Curricular Xadrez
Xeque-mate é a regra!

Dia Mundial da Saúde Mental
Tivemos a honra de contar com convidados, cujas intervenções foram de excelente qualidade

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001