Viagem Cultural a Berlim

voltar Viagem Cultural a Berlim

Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.

Assim, no dia 3 de março, reuniram-se no aeroporto Francisco Sá Carneiro, por volta das 13:30, para iniciar a tão esperada viagem. A alegria e o entusiasmo eram visíveis e audíveis, pelas gargalhadas incessantes, partilhadas pelos professores, pais e alunas...

Após três longas horas de voo, era oficial! Estávamos, finalmente, em Berlim e, à nossa frente, ansiosamente, quatro dias para serem aproveitados ao máximo!

No segundo dia, as visitas iniciaram- se logo pela manhã com um espírito de aventura e curiosidade que se estendia a todos. Começámos, então, por visitar a Alexander Platz, praça que recebeu o seu nome em homenagem ao czar Alexandre I da Rússia, a 25 de outubro de 1805, seguida da visita ao museu de arte Pergamon, situado na Ilha dos Museus. Antes do almoço, fez-se ainda uma passagem pela imponente Catedral de Berlim. Após recarregarmos energias, estávamos novamente prontos para ouvir as histórias, que esta cidade tem para nos contar, e foi com este espírito de alegria, aventura e curiosidade que, durante a tarde, visitámos o Bairro de São Nicolau e a Igreja de Santa Maria - Marienkirche, a mais antiga de Berlim. Realizou-se, também, uma visita a um cemitério judaico, onde se encontram enterrados cerca de 2258 judeus. Após esta visita, parámos para lanchar no restaurante, The Sixties, com inspiração nos anos 60, onde toda a gente aproveitou para beber um batido. Posteriormente, visitámos, ainda, a Sinagoga Nova e a Rosenthaler Straße, antes de voltarmos novamente para o hotel.

No terceiro dia, as visitas iniciaram-se bem cedo, tendo sido este o dia mais preenchido da viagem! Começámos por visitar a East Side Gallery, onde se pode observar vestígios do Muro de Berlim e, ao longo do qual, caminhámos 5 km. Esta visita foi seguida pelo percurso da Avenida Unter den Linden, “ sob as tílias”, a célebre avenida traçada por Frederico Guilherme, em 1647, ladeada de monumentos do séc. XVII ao XIX, até à Porta de Brandemburgo. Posteriormente, passámos pelo Memorial do Holocausto, seguido de uma visita ao respetivo museu, que remete para os judeus assassinados durante a Shoah e, ainda, fizemos uma visita ao bunker do Hitler, bem como ao famoso Check-point Charlie, onde parámos para lanchar no Starbucks! Depois do lanche, voltámos ao roteiro, pelo que se seguiu um breve passeio pela Kurfurstendamm, uma grande avenida, onde tivemos a oportunidade de visitar a Igreja da Memória e, claro, como não podia faltar, o Hard Rock Café Berlin!

Por fim, no quarto dia, embora já com a sensação de partida, de uma cidade que nos tinha acolhido durante aqueles dias maravilhosos, foi em pleno espírito aventureiro e de iniciativa que, após o pequeno-almoço nos dirigimos para o Museu da História Alemã de onde seguimos no autocarro até Potsdam, onde chegámos mesmo a tempo de almoçar e de provar as tão famosas salsichas alemãs! Após o almoço, voltámos para o autocarro que nos levou até ao majestoso Palácio Sanssouci, onde viveu Frederico I durante o seu reinado.

Após esta última visita, dirigimo-nos para o aeroporto com a mente mais aberta e já com saudades daquela que foi a experiência, que jamais será esquecida por todas nós! Auf Wiedersehen!

Maria Carolina, 10.º 1

[2019-03-09]

Destaques

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Viagem Cultural a Paris
Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

Viagem Cultural a Berlim

Encontro de Alunos do 7º ano dos Colégios da CONFHIC
No dia 8 de março, por volta das 8.30h, nós, os alunos de 7º ano do CNSB, entrámos no autocarro e iniciámos a nossa viagem até ao Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria. Chegámos por volta das 10.30h e, após um breve lanche, dirigimo-nos ao auditório onde vimos uma apresentação de dança e ouvimos um pequeno discurso.

TORNEIO DE FUTEBOL 1.º CICLO
A Apais quer agradecer a todos os que participaram no primeiro torneio de futebol

A APais está a organizar um torneio para pais e alunos do primeiro ciclo

Atividade de Enriquecimento Curricular Xadrez
Xeque-mate é a regra!

Dia Mundial da Saúde Mental
Tivemos a honra de contar com convidados, cujas intervenções foram de excelente qualidade

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001