Atividade de Enriquecimento Curricular Xadrez

voltar Atividade de Enriquecimento Curricular Xadrez

O CNBS congratula-se com o facto de alguns alunos, que frequentam esta atividade, estarem muitas vezes em destaque, graças ao seu desempenho em várias provas oficiais, e que tem deixado toda a comunidade educativa muito orgulhosa pela sua prestação. E é sempre a somar…

No passado dia 21 de outubro, decorreu o Campeonato de Xadrez Distrital de Jovens do Porto Semirrápidas 2018/2019, em Vila Nova de Gaia. Esta prova contou com a participação de Henrique João Silva, aluno do 2º ano, classificando-se em 4º lugar absoluto (escalão Sub-08), e que ficou apenas a uma vitória do pódio distrital. No escalão Sub-10, o nosso aluno, do 3º ano, Duarte Pereira Cruz, obteve o 16º lugar absoluto. Rodrigo Garcia Paiva, aluno do 6ºC (escalão Sub-12), sagrou-se Vice-Campeão Distrital.

 

Uma semana depois, a 27 de outubro, o Henrique João Silva obteve um ótimo 13º lugar absoluto, ao participar no IX Torneio Jovem Marquês de Pombal, inserido no Torneio Internacional de Pombal. Tal proeza ajudou a EXP-Escola de Xadrez do Porto a conquistar o prémio de Melhor Equipa Jovem.

 

Como tal não bastasse, no dia 17 de novembro, no Campeonato Nacional de Semirrápidas de Jovens 2018, em Pombal, tivemos, mais uma vez, a participação dos nossos alunos, Henrique João Silva e Rodrigo Garcia Paiva, que obtiveram o Top-10 a nível nacional, com a conquista do 7º e 8º lugar nacional, respetivamente. Estas prestações ajudaram a EXP-Escola de Xadrez do Porto a revalidar o título de Escola Campeã Nacional Absoluta, pelo terceiro ano consecutivo nesta prova.

 

Ao proporcionar esta atividade de enriquecimento curricular, o CNSB sente um grande orgulho e acredita que, com a sua prática, concorre para o desenvolvimento de competências, nomeadamente o poder da concentração e a tomada de decisões.

 

Muitos parabéns aos nossos xadrezistas!

 

O xadrez é algo mais do que um jogo, é uma diversão intelectual que tem um pouco de arte e muito de ciência. (José Raúl Capablanca, 1888-1942)

[2018-11-26]

Destaques

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Viagem Cultural a Paris
Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

Viagem Cultural a Berlim
Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.

Encontro de Alunos do 7º ano dos Colégios da CONFHIC
No dia 8 de março, por volta das 8.30h, nós, os alunos de 7º ano do CNSB, entrámos no autocarro e iniciámos a nossa viagem até ao Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria. Chegámos por volta das 10.30h e, após um breve lanche, dirigimo-nos ao auditório onde vimos uma apresentação de dança e ouvimos um pequeno discurso.

TORNEIO DE FUTEBOL 1.º CICLO
A Apais quer agradecer a todos os que participaram no primeiro torneio de futebol

TORNEIO DE FUTEBOL 1.º CICLO
A APais está a organizar um torneio para pais e alunos do primeiro ciclo

Atividade de Enriquecimento Curricular Xadrez
Xeque-mate é a regra!

Dia Mundial da Saúde Mental
Tivemos a honra de contar com convidados, cujas intervenções foram de excelente qualidade

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001