Dia de São Francisco

voltar Dia de São Francisco

O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

A cerimónia começou por volta das dez e meia, no jardim de São Francisco, em frente à nossa capela, tendo contado com a presença de todos os alunos do Pré-Escolar ao 12º ano, bem como muitos professores, Irmãs, funcionárias e, é claro, a estátua do próprio Santo, que há vários meses vela por nós e pelo jardim, com o seu olhar sereno e eterno.

Depois de umas breves palavras, proferidas pela Madre Superiora, Ir. Salomé Gonçalves, teve início uma simples, mas sentida representação. Dirigida pela Irmã Maria Celeste Guarda, escrita por Ricardo Guerra, 11.º3, e tendo, nos papéis principais dois alunos do 11.º1, Ruben Barros, como Frade João, e Firmino Oliveira, como Francisco de Assis. Contou, ainda, com a participação de vários rapazes do 11º ano, como figurantes, e de Diogo Barros e Nuno Pinto,12.º, a dobrar as vozes de ambos os frades, bem como a contribuição de Luísa Maia, 10.º3, no papel de narradora.

De seguida, alguns alunos do 7.º ao 9.º ano fizeram a leitura d’O Cântico das Criaturas, em homenagem à figura celebrada neste dia, enquanto os alunos do 1º ao 4º ano afixavam, com a ajuda dos professores, imagens alusivas a esse jogral. Foi a vez dos alunos do 2º Ciclo brilharem, no coro, ao interpretarem a canção dedicada a S. Francisco, que já é bem conhecida de todos. Contudo, os olhares estiveram quase sempre postos nos atores principais da peça, que animaram toda a cerimónia com o seu bom- humor e capacidade de improviso.

Chegou-se ao final da cerimónia, mas não da animação. Às onze e meia, começou uma outra encenação: Payassu – O Verbo do Pai Grande, pela companhia de teatro Lafontana – Formas Animadas. Trata-se da adaptação do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, texto que faz parte das obras estudadas no 11.º ano, e portanto um conteúdo passível de sair no Exame Nacional de Português, a realizar por todos os alunos, no 12.º ano. O texto é um monólogo, visto que um sermão não tem personagens, apenas um orador e um auditório.

O balanço do dia foi positivo e as atenções já estão voltadas para os próximos eventos, como o Café-Concerto e o Sarau Gímnico, que já ocupam a mente dos professores e dos alunos finalistas, qual Carnaval do Rio.

Quem sabe o que eles nos estarão a preparar?

Nuno Pinto N.º14 Turma 12.º1

[2018-10-04]

Destaques

Dia Mundial da Saúde Mental
Tivemos a honra de contar com convidados, cujas intervenções foram de excelente qualidade

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi