Dia de São Francisco

voltar Dia de São Francisco

O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

A cerimónia começou por volta das dez e meia, no jardim de São Francisco, em frente à nossa capela, tendo contado com a presença de todos os alunos do Pré-Escolar ao 12º ano, bem como muitos professores, Irmãs, funcionárias e, é claro, a estátua do próprio Santo, que há vários meses vela por nós e pelo jardim, com o seu olhar sereno e eterno.

Depois de umas breves palavras, proferidas pela Madre Superiora, Ir. Salomé Gonçalves, teve início uma simples, mas sentida representação. Dirigida pela Irmã Maria Celeste Guarda, escrita por Ricardo Guerra, 11.º3, e tendo, nos papéis principais dois alunos do 11.º1, Ruben Barros, como Frade João, e Firmino Oliveira, como Francisco de Assis. Contou, ainda, com a participação de vários rapazes do 11º ano, como figurantes, e de Diogo Barros e Nuno Pinto,12.º, a dobrar as vozes de ambos os frades, bem como a contribuição de Luísa Maia, 10.º3, no papel de narradora.

De seguida, alguns alunos do 7.º ao 9.º ano fizeram a leitura d’O Cântico das Criaturas, em homenagem à figura celebrada neste dia, enquanto os alunos do 1º ao 4º ano afixavam, com a ajuda dos professores, imagens alusivas a esse jogral. Foi a vez dos alunos do 2º Ciclo brilharem, no coro, ao interpretarem a canção dedicada a S. Francisco, que já é bem conhecida de todos. Contudo, os olhares estiveram quase sempre postos nos atores principais da peça, que animaram toda a cerimónia com o seu bom- humor e capacidade de improviso.

Chegou-se ao final da cerimónia, mas não da animação. Às onze e meia, começou uma outra encenação: Payassu – O Verbo do Pai Grande, pela companhia de teatro Lafontana – Formas Animadas. Trata-se da adaptação do Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, texto que faz parte das obras estudadas no 11.º ano, e portanto um conteúdo passível de sair no Exame Nacional de Português, a realizar por todos os alunos, no 12.º ano. O texto é um monólogo, visto que um sermão não tem personagens, apenas um orador e um auditório.

O balanço do dia foi positivo e as atenções já estão voltadas para os próximos eventos, como o Café-Concerto e o Sarau Gímnico, que já ocupam a mente dos professores e dos alunos finalistas, qual Carnaval do Rio.

Quem sabe o que eles nos estarão a preparar?

Nuno Pinto N.º14 Turma 12.º1

[2018-10-04]

Destaques

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Viagem Cultural a Paris
Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

Viagem Cultural a Berlim
Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.