Sermão de Santo António aos Peixes: uma viagem no tempo!

voltar Sermão de Santo António aos Peixes: uma viagem no tempo!

O nosso colégio viveu uma manhã maravilhosa, no dia 4 de outubro. Com efeito, tudo começou, por volta das 10h30, no jardim de São Francisco onde toda a  comunidade viveu um momento emocionante em honra do nosso Santo Padroeiro: S. Francisco.

Num primeiro momento, a nossa Madre Superiora, Irmã Salomé Gonçalves, acolheu a comunidade, explicando um pouco da vida de S. Francisco e, de seguida, assistimos a uma interpretação de uma cena inédita, escrita pelo aluno Ricardo Guerra, 11.º 3, da vida de São Francisco, e representada pelos alunos Rúben Bastos e Firmino Oliveira do 11.º 1. No fim da encenação, todas as nossas vozes se uniram e, mais uma vez, a nossa “casa” registou mais um dia feliz!

No entanto, a manhã ainda não tinha acabado para o 11.º ano, pois esperava-nos uma abordagem interpretativa do Sermão de Santo António aos Peixes, realizada de um modo tão sublime e verosímil, tão objetiva e frontal, que conquistou a atenção dos alunos de início ao fim da representação.

Assim que entrámos, na Capela do Colégio, deparámo-nos com uma música misteriosa a pairar no ar e um fato inusitado pendurado perto do altar. À medida que nos íamos sentando, um homem vestido de Padre, ia-nos acolhendo com um maravilhoso sorriso!

Depois de todos acomodados, deu-se início a uma viagem no tempo! Marcelo Lafontana, personagem que encarnou a figura emblemática de Padre António Vieira, primeiramente, fez uma pequena introdução da vida do orador e, aproveitando o dia que vivíamos, ficámos a saber que Santo António e São Francisco tinham ideais comuns. De seguida, o ator, num momento digno de filme, apareceu-nos com andas e vestido com o fato misterioso que, momentos antes, tínhamos visto pendurado no altar… um verdadeiro Padre, ou melhor, uma autêntica figura de autoridade, como se pretendia!

Durante, aproximadamente, duas horas, todos os alunos do 11.º ano foram presenteados com uma atuação fantástica do Sermão. E, desta forma, os presentes, transfiguraram-se em “peixes” e, professores, alunos e irmãs, foram o auditório do “Padre António Vieira”. Era absolutamente proibido estarmos distraídos, porque o olhar atento do emissor logo nos interpelava. Deste modo, criou-se um ambiente profundo, acompanhado de sons aquáticos virtuais que faziam com que alguns de nós, de vez em quando, nos assustássemos.

No final, ainda tivemos tempo para algumas perguntas e para agradecer a oportunidade deste  momento tão gratificante que nos irá permitir uma otimização do estudo desta obra intemporal,  “Vos estis sal terrae!”, ficará na memória de todos.

Rita Teixeira, 11.º1

[2018-10-04]

Destaques

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.