Viagem subaquática a favor dos Oceanos

voltar Viagem subaquática a favor dos Oceanos

Chegados ao final de mais um ano letivo, os alunos do 1º Ciclo do CNSB, guiados por uma tartaruga marinha, levaram a comunidade educativa a fazer uma viagem através dos oceanos para sensibilizar para a diversidade e riqueza que existe no mundo marinho, mas também para o impacto da poluição ambiental. Assim, no dia 28 de junho, a tripulação do Bonança embarcou num submarino e fez uma expedição pelas profundezas do oceano, mostrando que conhecer é o primeiro passo para um planeta saudável.

A viagem subaquática da noite realçou que os oceanos desempenham um papel importante na vida do nosso planeta e que os seus recursos são vitais para a Humanidade. Mostrou, também, que são eles que nos fornecem oxigénio para respirar, sal para cozinhar, algas para fazer gelados e gelatinas e peixe para comer. Lembrou, ainda, que, apesar disso, o Homem tem vindo a esgotar esses recursos e que as consequências são preocupantes, mas reforçou que existem medidas que podem inverter esta tendência, pois, desde que informados, podemos fazer escolhas acertadas.

Foi um espetáculo de autêntica transversalidade, onde se lançou, de forma bem-disposta, o alerta para as consequências dos crescentes problemas ambientais e respetivos impactos na preservação do meio ambiente.  Transmitiu-se, também, a ideia de que todos somos responsáveis por um mundo melhor, pois só uma população sensibilizada e consciente dos benefícios do mar promoverá a sua conservação.

A mensagem que alunos e professores quiseram transmitir é que devemos diligenciar um planeta saudável, onde a sobrevivência de todas as espécies se encontre assegurada, pelo que é imprescindível educar e informar a comunidade sobre a necessidade de se preservar os oceanos. Com efeito, ao aumentar o conhecimento e a literacia azul, estamos a contribuir para uma maior perceção sobre o desafio da sustentabilidade dos oceanos e para uma alteração dos comportamentos. Fica o refrão para que o compromisso não se plastifique:

É urgente a poluição travar, temos o planeta a pedir

Nós sabemos que é possível, a vida dos Oceanos garantir.

 

O resultado final foi excelente e, mais uma vez, se mostrou que somos Bonança!!

Boas férias e até para o ano!

Prof. Maria Luísa Pinto

[2018-06-28]

Destaques

Dia Mundial da Saúde Mental
Tivemos a honra de contar com convidados, cujas intervenções foram de excelente qualidade

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi