Dia de S. Francisco

voltar Dia de S. Francisco

Neste tempo em que o materialismo predomina, torna-se cada vez mais premente implementar o espírito franciscano, isto é, viver, no quotidiano, segundo os princípios da humildade, da fraternidade e da simplicidade, valores que continuam a caracterizar os seguidores de S. Francisco de Assis.

Na verdade, se o problema das sociedades contemporâneas é a crescente desumanização, urge, pois, revalorizar a mensagem de Francisco para que se possa romper com a crise de valores que tem assolado a Humanidade. Conscientes da nossa missão, quisemos, hoje, 5 de outubro, celebrar em comunidade, esta figura singular e talvez uma das mais luminosas que o Cristianismo produziu.

Assim, o nosso Colégio encheu-se de cor, simplicidade e muita alegria na celebração de S. Francisco. Sob o lema “Bonança + espaço para ser ecológico”, iniciámos o dia com um momento comum de oração, orientado pelos alunos do 12ºA, que brindaram a comunidade educativa com riquíssimas mensagens do carisma franciscano, numa pluralidade de linguagens, onde não faltou música, expressão corporal, entre outros símbolos… No momento de regressarem às salas de aula, os delegados de turma foram incumbidos de levar para as respetivas turmas uma mensagem/reflexão da carta ecológica a ser trabalhada durante o ano, no Colégio - nossa casa comum -, documento a afixar nos placards das respetivas salas.

                  As aulas decorreram, com a normalidade habitual, mas, ao longo do dia, todos os alunos tiveram a oportunidade de participar na construção do planeta “nossa casa comum” que se encheu de cor, luz e criatividade. Um gesto simbólico para assumir que, tal como Francisco de Assis, somos chamados a colaborar na construção, proteção e preservação de toda a criação, como recorda o papa Francisco na sua carta encíclica “Laudato si” (Louvado sejas…).

Foi um dia vivido num clima sereno e jubiloso, como se pode ver através das fotografias que testemunham o empenho de todos nas diferentes atividades.

O resto virá por acréscimo e a seu tempo… 

[2016-09-14]

Destaques

FantasLíngua XI
Dias didáticos da Língua Materna - Palavra em movimento?

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training

CNSB celebra Natal Intercultural
O CNSB está em festa pelos seus noventa anos e quis partilhar com a família dos alunos do primeiro Ciclo a alegria de celebrar mais um Natal.

Café-concerto do secundário 2017
No dia 7 de dezembro, realizou-se o Café Concerto organizado pelos alunos do ensino secundário

Dia do Colégio 2017
O passado dia 8 de dezembro foi dia de festa para a família CNSB.

Dia Mundial da Ciência
No passado dia 22 de novembro, celebrou-se o dia mundial da ciência

Comemoração do dia do Colégio
Nos dias 7 e 8 de dezembro do CNSB estará em festa

Concurso Juvenes Translatores
No dia 23 de novembro, e em representação do nosso colégio, cinco alunas do 12º ano participaram no Concurso Juvenes Translatores

Visita Cultural à Cidade do Porto
CNSB Intercultural - hospitalidade e Educação

CNSB Intercultural - Hospitalidade e Educação
Jantar de Acolhimento aos Nacionais de Países Terceiros (NPT)