Dia de S. Francisco

voltar Dia de S. Francisco

Neste tempo em que o materialismo predomina, torna-se cada vez mais premente implementar o espírito franciscano, isto é, viver, no quotidiano, segundo os princípios da humildade, da fraternidade e da simplicidade, valores que continuam a caracterizar os seguidores de S. Francisco de Assis.

Na verdade, se o problema das sociedades contemporâneas é a crescente desumanização, urge, pois, revalorizar a mensagem de Francisco para que se possa romper com a crise de valores que tem assolado a Humanidade. Conscientes da nossa missão, quisemos, hoje, 5 de outubro, celebrar em comunidade, esta figura singular e talvez uma das mais luminosas que o Cristianismo produziu.

Assim, o nosso Colégio encheu-se de cor, simplicidade e muita alegria na celebração de S. Francisco. Sob o lema “Bonança + espaço para ser ecológico”, iniciámos o dia com um momento comum de oração, orientado pelos alunos do 12ºA, que brindaram a comunidade educativa com riquíssimas mensagens do carisma franciscano, numa pluralidade de linguagens, onde não faltou música, expressão corporal, entre outros símbolos… No momento de regressarem às salas de aula, os delegados de turma foram incumbidos de levar para as respetivas turmas uma mensagem/reflexão da carta ecológica a ser trabalhada durante o ano, no Colégio - nossa casa comum -, documento a afixar nos placards das respetivas salas.

                  As aulas decorreram, com a normalidade habitual, mas, ao longo do dia, todos os alunos tiveram a oportunidade de participar na construção do planeta “nossa casa comum” que se encheu de cor, luz e criatividade. Um gesto simbólico para assumir que, tal como Francisco de Assis, somos chamados a colaborar na construção, proteção e preservação de toda a criação, como recorda o papa Francisco na sua carta encíclica “Laudato si” (Louvado sejas…).

Foi um dia vivido num clima sereno e jubiloso, como se pode ver através das fotografias que testemunham o empenho de todos nas diferentes atividades.

O resto virá por acréscimo e a seu tempo… 

[2016-09-14]

Destaques

#FénaPaz #21setembro #DiadaPaz
Instituído em 1981 pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de paz no mundo.

Um dia para recordar
O dia 14 de setembro começou bem cedo para os bailarinos do Colégio Nossa Senhora da Bonança

Abertura do ano letivo 2017-2018
Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito...

CONCURSO "UMA AVENTURA LITERÁRIA 2017"
Uma vez mais, o CNSB participou no Concurso ?Uma Aventura Literária 2017?, promovido pela Editorial Caminho e, divididos por ciclos, associaram-se à iniciativa, individualmente, na modalidade de Texto Original.

SuperTmatik
Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do segundo e terceiro ciclos do CNSB concorreram ao SuperTmatik.

Canguru Matemático sem Fronteiras
Foi com grande entusiasmo e alegria que os alunos que participaram no concurso Canguru Matemático sem Fronteiras viram os seus resultados serem publicados no passado dia trinta de maio

Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!
CNSB, volta a pontuar

MELHOR ESCOLA
Vota no teu Jornal

Jantar de finalistas 2016/2017
E eis que o dia tão esperado chegou. Após tantos anos a ver os colegas mais velhos participarem no baile de finalistas, o nosso momento aconteceu. A cerimónia realizou-se no dia 28 de abril, na Quinta da Velha, em Crestuma.

Participação encorajadora dos nossos artistas fora de portas
Os alunos do 10º e 11º anos, de Artes, do CNSB, mostram o seu talento