Mais uma vez houve festa no CNSB!

voltar Mais uma vez houve festa no CNSB!

Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB com os 175 anos do nascimento da Fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, o Colégio, com toda a simplicidade, como é seu apanágio, no dizer da Superiora, Ir. Maria Cidália Araújo, celebrou, na parte da manhã, com a presença da direção, professores, alunos e encarregados de educação, tal efeméride reunindo-se no pátio de S. Francisco.

Este momento celebrativo iniciou-se com uma oração em comum, em louvor da fundadora, após o que foram atribuídos os prémios a todos os que participaram no concurso "Amores-Perfeitos para Mãe Clara", que fora aberto a alunos e suas famílias, desde o pré-escolar ao secundário. Também a nossa classe de ballet abrilhantou o momento com uma dança alusiva ao tema amor-perfeito, flor preferida da Fundadora, porque remetia para o amor pelos outros e perfeito como deve ser o amor-doação. Onde houver o bem a fazer que se faça, palavras que refletem, ainda hoje, a sua ação junto dos mais necessitados.

Ao fim do dia, assistimos a uma dissertação subordinada ao tema "Ideário Educativo da CONFHIC - Lucere et Fovere", proferida pela Professora Doutora Ana Sílvia Albuquerque de Oliveira Allegro de Magalhães, sobrinha-bisneta da Fundadora, em que foi feita uma partilha sobre o Ideário Educativo da Escola Franciscana a partir dos escritos da Mãe Clara.  Esteve ainda connosco uma sobrinha-neta da Fundadora, Maria Ester Albuquerque, o que muito nos honrou.

Ora, por que queremos que o exemplo da ação da Beata Maria Clara seja perpetuado pelos que passam pelo colégio, neste como noutros momentos singelos, mas cheios de significado, pomos  todo o nosso empenho e dedicação, no sentido de dignificarmos a nossa Fundadora.


Prof. Ermelinda Freitas

[2018-05-21]

Destaques

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.