Episódios de uma visita de Estudo

voltar Episódios de uma visita de Estudo

No passado dia 17 de abril às 7:30, os alunos dos décimo primeiro e décimo segundo anos partiram de autocarro até Sintra, onde chegaram por volta das 11:40h.

Depois do almoço, juntaram-se todos no salão nobre do Palácio das Valenças para uma conversa preparatória do percurso Queirosiano que ia iniciar.

Assim, alunos e professores dividiram-se em dois grupos acompanhados pelos respetivos guias e todos partiram em direção a Seteais. Ao longo do percurso, pelas ruas estreitas, fomos seguindo o itinerário de Carlos da Maia, na companhia de Cruges, à procura de Maria Eduarda. Perante o deslumbramento da paisagem, as horas foram fugindo, mas nos olhos ficou a beleza da vegetação exótica, pretensamente selvagem, ao gosto da época, bem como o encontro no Hotel Nunes com Eusebiozinho, Palma Cavalão, as espanholas e as cenas da vida romântica com Alencar.

Após as despedidas, não se podiam esquecer as queijadas e, por isso, houve um tempo de lazer para as fotografias e para os apetitosos travesseiros.  Entretanto, já no autocarro que nos transportaria até à bela cidade de Cascais, fomos “roçando a rama leve e perfumada das olaias floridas, o verde musgo e o murmúrio refrescante das fontes”, deixando para trás o belo palácio da Pena.  Mas, o dia só terminaria em Linda-a-Pastora, na casa mãe das Irmãs Franciscanas, onde ficamos alojados.

No dia seguinte, após o pequeno-almoço, seguimos para Lisboa, pois esperava-nos uma visita guiada ao Palácio de Belém.  No edifício da Assembleia da República, foi explorada a história do monumento quinhentista, desde as salas dedicadas às sessões parlamentares às tapeçarias do Antigo Regime.

À tarde, após uma breve refeição, assistimos a uma sessão parlamentar. Aí, pudemos assistir, in loco, às intervenções das comissões parlamentares ao Primeiro Ministro.

Já de saída, fomos interpelados pelo Senhor Deputado João Paulo Correia, Presidente da Junta de Freguesia de Mafamude, que depois da sua intervenção no Parlamento nos veio saudar e responder a algumas perguntas que lhe quiseram fazer.

O regresso a Vila Nova de Gaia foi cerca das 22:00h, ficando, para memória futura, as lembranças de um paraíso romântico, as personagens d’ Os Maias e o quotidiano dos nossos políticos.

 

[2018-04-17]

Destaques

Dia Mundial da Saúde Mental
Tivemos a honra de contar com convidados, cujas intervenções foram de excelente qualidade

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi