Episódios de uma visita de Estudo

voltar Episódios de uma visita de Estudo

No passado dia 17 de abril às 7:30, os alunos dos décimo primeiro e décimo segundo anos partiram de autocarro até Sintra, onde chegaram por volta das 11:40h.

Depois do almoço, juntaram-se todos no salão nobre do Palácio das Valenças para uma conversa preparatória do percurso Queirosiano que ia iniciar.

Assim, alunos e professores dividiram-se em dois grupos acompanhados pelos respetivos guias e todos partiram em direção a Seteais. Ao longo do percurso, pelas ruas estreitas, fomos seguindo o itinerário de Carlos da Maia, na companhia de Cruges, à procura de Maria Eduarda. Perante o deslumbramento da paisagem, as horas foram fugindo, mas nos olhos ficou a beleza da vegetação exótica, pretensamente selvagem, ao gosto da época, bem como o encontro no Hotel Nunes com Eusebiozinho, Palma Cavalão, as espanholas e as cenas da vida romântica com Alencar.

Após as despedidas, não se podiam esquecer as queijadas e, por isso, houve um tempo de lazer para as fotografias e para os apetitosos travesseiros.  Entretanto, já no autocarro que nos transportaria até à bela cidade de Cascais, fomos “roçando a rama leve e perfumada das olaias floridas, o verde musgo e o murmúrio refrescante das fontes”, deixando para trás o belo palácio da Pena.  Mas, o dia só terminaria em Linda-a-Pastora, na casa mãe das Irmãs Franciscanas, onde ficamos alojados.

No dia seguinte, após o pequeno-almoço, seguimos para Lisboa, pois esperava-nos uma visita guiada ao Palácio de Belém.  No edifício da Assembleia da República, foi explorada a história do monumento quinhentista, desde as salas dedicadas às sessões parlamentares às tapeçarias do Antigo Regime.

À tarde, após uma breve refeição, assistimos a uma sessão parlamentar. Aí, pudemos assistir, in loco, às intervenções das comissões parlamentares ao Primeiro Ministro.

Já de saída, fomos interpelados pelo Senhor Deputado João Paulo Correia, Presidente da Junta de Freguesia de Mafamude, que depois da sua intervenção no Parlamento nos veio saudar e responder a algumas perguntas que lhe quiseram fazer.

O regresso a Vila Nova de Gaia foi cerca das 22:00h, ficando, para memória futura, as lembranças de um paraíso romântico, as personagens d’ Os Maias e o quotidiano dos nossos políticos.

 

[2018-04-17]

Destaques

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.