Viagem de finalistas 2018

voltar Viagem de finalistas 2018

A tão esperada viagem de finalistas do 12º ano iniciou-se às 5:30h do dia 12 de fevereiro de 2018. O entusiasmo era visível em cada um dos alunos, professores (Joana Nunes e Ricardo Pinto) e acompanhantes (Ir. Cidália e Ir. Maria das Dores), dado que em algumas horas estaríamos a pisar território de Budapeste, a famosa capital húngara.

            A viagem foi feita via Lisboa, e por volta das 15:30h já nos encontrávamos no autocarro rumo à nossa “casa” durante os próximos dias – o Ibis Centrum hotel. No centro da cidade, paramos no famoso café Hard Rock e comprámos as primeiras lembranças. Uma vez tiradas as primeiras impressões da capital, fomos para o restaurante onde jantaríamos também nas noites seguintes- o Kaltenberg – com direito a música ao vivo, nomeadamente várias peças de violino.

            O segundo dia foi bastante completo, tendo começado com a visita ao Castelo de Buda, à igreja de S. Matias e ao famoso Bastião dos Pescadores. Apesar do frio indiscritível e a neve que caía, o grupo manteve a mesma boa disposição, com a ajuda de uma bebida quente antes da próxima paragem. Depois, um pouco mais aquecidos, partimos em direção ao Castelo Varosliget, conhecido pela sua arquitetura fantástica, localizado junto das famosas termas de Széchenyi e do maior ringue de patinagem no gelo da Europa, e ainda dos mais antigos, no parque Varosliget. Tanto a ida às termas como a ida à patinagem foram pontos altos de toda a viagem, terminando-se, assim, as visitas do dia da melhor forma.

            O dia 14 de fevereiro começou bem cedo para o grupo, com visita guiada ao luxuoso Parlamento de Budapeste. Seguindo a marginal do rio Danúbio, deparamo-nos com o memorial "Sapatos às Margens do Danúbio", em homenagem aos judeus mortos durante a guerra. Os mais aventureiros atravessaram a emblemática ponte Széchenyi Lánchíd, tal era o vento e o frio, e, uma vez reunidos de novo, fomos almoçar ao centro. Mais tarde, tivemos a oportunidade de fazer um passeio de barco no Danúbio, um dos momentos mais bonitos da viagem, graças à esplêndida vista da cidade coberta de luzes.

            A última manhã foi passada no Mercado Central de Budapeste, onde foram compradas as últimas lembranças. Daí fomos diretamente para o aeroporto, e, bastante tempo depois (dado alguns atrasos inesperados...), já pisávamos território lusitano.

            Sem dúvida que a viagem ficou marcada na memória de cada um de nós, e desde já queríamos agradecer tanto à guia Teresa que nos acompanhou durante toda esta aventura e se mostrou sempre disposta a ajudar, como aos professores que muita paciência e boa disposição tiveram para connosco (ao contrário dos húngaros)! Guardaremos cada momento que passamos com muito carinho!

 

Marta Cardoso
12.2

[2018-02-17]

Destaques

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.