FantasLíngua XI: Palavra em movimento

voltar FantasLíngua XI: Palavra em movimento

Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua “estória”, mostrando, uma vez mais, que o seu dia a dia se faz num espaço pleno de conhecimento e de criatividade. Durante estes dias didáticos, o Colégio tonou-se mais colorido com os aromas das diferentes manifestações culturais, resultado do trabalho de toda a comunidade educativa. Este ano, duplamente em festa, celebramos com especial entusiasmo o mérito dos 90 anos, que é o mesmo que dizer – o mérito de quantos por cá passaram e connosco fizeram a família que somos hoje. Há décadas que o Colégio liga gerações, vontades, concretiza sonhos e desenha um futuro de esperança no quotidiano que se tece, lado a lado, com a comunidade.

Foi uma viagem pelo universo da Palavra e das suas múltiplas formas e representações que pretendeu alargar horizontes, descobrir novos sentidos, novas linguagens, novas ações, virando a Palavra do avesso e apreendendo a realidade, os sentimentos e a vida.

Através da escrita, da música, da dança e da ilustração, refletimos e dialogamos com personalidades dos diferentes universos, nomeadamente autárquico, cultural, artístico e literário, a fim de celebrar a língua materna, enquanto elemento de identidade e de herança cultural. Assim, acolhemos, de forma hospitaleira, Elisa Cidade, João Paulo Correia, Ariana Cosme, Jorge Gabriel, Pedro Guilherme-Moreira, Isabel Rio Novo, Rui Miguel Andrade, Sofia Rente e Filipe Gaspar, Paula Sá, Gonçalves Guimarães, Helena Coutinho, Cátia e Mafalda Tavares, que, integrando o tema desta décima primeira edição do FantasLíngua, Palavra em movimento, continuaram a fazer caminho, num movimento ascensional, de há já nove décadas, iluminados pela PALAVRA criadora, geradora de vida! A palavra que lhe vem das origens fundacionais: Lúcere et fovere – iluminar e aquecer! Educar para humanizar!

 

Maria Luísa Pinto

[2018-02-27]

Destaques

Dia Mundial da Saúde Mental
Tivemos a honra de contar com convidados, cujas intervenções foram de excelente qualidade

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi