ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience

voltar ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience

Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training, realizado entre 22  e 26 de janeiro, na cidade de Langreo, nas Astúrias. Para além dos nossos alunos, também esteve uma delegação, com o mesmo número de participantes da EBS de Pinheiro, nove alunos da Cuenca del Nalón High School e a representante da PEEP - Policy Experimentation & Evaluation Plataform, Cristina Soutinho. .A iniciativa faz parte do projeto Europeu Ecoope (European Youth Cooperative Entrepreneurship Expreience) que é cofinanciado pela União Europeia. Este consórcio é composto por oito instituições de cinco países europeus: o Santander International Entrepreneurship Center (Centro Internacional Santander Emprendimiento, CISE), a Universidade de Cantábria e Valnalón de Espanha; o Colégio Cooperativo, do Reino Unido; o Instituto Europeu de Investigação sobre Empresas Cooperativas e Sociais (Euricse), de Itália; a Universidade de Tecnologia de Laappenranta, da Finlândia; a Policy Experimentation & Evaluation Platform (PEEP) e a Universidade do Porto, de Portugal, e  tem como finalidade promover os benefícios do modelo de negócios cooperativo entre jovens.

Assim, durante uma semana, estes jovens estudantes puderam participar numa nova abordagem para a economia social. Foram organizados em equipas e tiveram de encontrar soluções para um desafio lançado  pela ASATA - Social Economy and Laboral Companies Association in Astúrias.O trabalho destes jovens estudantes passou por várias etapas até chegarem à apresentação do produto final. Estiveram mentores a acompanhar todo o processo, tendo sido igualmente os representantes de cooperativas locais. Para além disso, este projeto permitiu que estes jovens passassem tempo, convivessem e partilhassem ideias com outros estudantes. Esta semana não acaba aqui, uma vez que estes alunos terão de disseminar o trabalho realizado nas suas escolas.

Uma experiência ?internacional?, sem dúvida, para nunca mais esquecerem.

Ver a partir do minuto 7:30 

 

Alguns links na imprensa espanhola:

Asturias Mundial, 22-01-18

http://www.asturiasmundial.es/noticia/97657/valnalon-inicia-una-accion-educativa-pionera-cooperativas-estudiantes-espana-portugal

La Nueva España Cuencas, 23-01-18

http://www.lne.es/cuencas/2018/01/23/plan-emprendimiento-reune-jovenes-asturianos/2227020.html

El Comercio Cuencas, 23-01-18

http://www.elcomercio.es/asturias/cuencas/valnalon-desarrolla-iniciativa-20180123000715-ntvo.html

Informativos TPA Primera Edición, 23-01-18

http://www.rtpa.es/video:TPA%20Noticias.%20Primera%20edicion_1516740744.html 

Panorama Regional TVE, 23-01-2018 (minuto 7:27 al 9:46):

http://www.rtve.es/alacarta/videos/panorama-regional/panorama-regional-23-01-18/4434763

 La Nueva España Cuencas, 24-01-18

http://www.lne.es/cuencas/2018/01/24/lecciones-jovenes-cooperativistas/2227615.html

Prof. Elisabete Rodrigues 

[2018-01-26]

Destaques

Academia de Robótica
No dia 22 de maio, realizou-se, no nosso Colégio, a 3º edição do Torneio de Robótica, dos alunos que frequentam a Atividade Extracurricular de Robótica dos níveis 1, 2 e 3.

Concurso Uma Aventura Literária 2019
E foi com muita alegria e orgulho que vimos, mais uma vez, o nosso colégio ser premiado pela sua participação neste concurso literário na modalidade de texto original, num total de 15.152 trabalhos a nível nacional.

Jornadas Nacionais Escola Azul
Nos dias 10 e 11 de maio, decorreram as Jornadas Nacionais Escola Azul, um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar, que tiveram lugar em Matosinhos, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

À Descoberta do Património Local
No dia quinze de fevereiro, as turmas do 3º Ano realizaram uma visita de estudo ao Solar dos Condes de Resende e ao Convento Corpus Christi.

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.