APOLOGIA DE SÓCRATES NO CNSB

voltar APOLOGIA DE SÓCRATES NO CNSB

 

“Eu, preguiçoso e velho, fui apanhado pela mais lenta: a morte. Já os meus acusadores, válidos e leves, foram apanhados pela mais veloz: a maldade.” 

No intuito de contribuir para a divulgação e o ensino da Filosofia, no passado dia 12 de dezembro, a companhia de teatro Lafontana - Formas Animadas esteve no nosso Colégio com a apresentação da versão teatral da obra Apologia de Sócrates, baseada no texto original de Platão, para todos os alunos dos Ensino Secundário

Os alunos acolheram com curiosidade e interesse as palavras do mestre da douta ignorância, e o Salão de Festas transformou-se no Tribunal dos Heliastas com a reconstituição de um dos julgamentos mais importantes da História. O “réu” foi julgado e condenado à morte por envenenamento (cicuta) acusado de desrespeitar os deuses e de corromper a juventude.

Fazendo jus à “cena”, os alunos colocarem-se no lugar da assistência ateniense e vibraram com o discurso do injustamente acusado que decidiu conduzir a sua própria defesa.

Esta iniciativa permitiu uma melhor compreensão do papel desta grande figura do Mundo Antigo que, há 2500 anos, já expunha os defeitos dos seus contemporâneos, defendendo a virtude, a busca da verdade, o pensamento livre e crítico, propagando conceitos que estão na base da nossa civilização ocidental.

A qualidade dos argumentos e a ironia das interpelações socráticas tornaram esta apologia platónica um verdadeiro exercício de argumentação e de encontro com o passado da civilização ocidental.

[2017-12-12]

Destaques

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?

Viagem a Paris do 9º ano, de 13 a 16 de fevereiro de 2018
Matematicamente falando, esta jornada traduz-se pelos números 5, 7, 8 e 12. O número 5 como hora de encontro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os números 7 e 8 como a hora do pequeno-almoço e o número 12 como a média de quilómetros que caminhávamos por dia.

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training

CNSB celebra Natal Intercultural
O CNSB está em festa pelos seus noventa anos e quis partilhar com a família dos alunos do primeiro Ciclo a alegria de celebrar mais um Natal.

Café-concerto do secundário 2017
No dia 7 de dezembro, realizou-se o Café Concerto organizado pelos alunos do ensino secundário

Dia do Colégio 2017
O passado dia 8 de dezembro foi dia de festa para a família CNSB.

Dia Mundial da Ciência
No passado dia 22 de novembro, celebrou-se o dia mundial da ciência

Comemoração do dia do Colégio
Nos dias 7 e 8 de dezembro do CNSB estará em festa